Até o fim de 2012, secretária de Educação pretende visitar todas as sedes de Superintendência

Em 2011 a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, deu início a uma rodada de visitas de trabalhos ás Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais, 47 no total, com o objetivo de conhecer a demanda do que chamou de “um dos estados mais complexos do país”. Até agora, 14 já foram visitadas e a expectativa é que, até o final do ano, todas as 33 restantes sejam visitadas.

Secretária de estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, em visita a Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, em 2011. Foto: Geanine Nogueira

Para Ana Lúcia Gazzola trata-se de “uma tarefa de aproximação, de conhecimento mútuo, que não dá para delegar a outra pessoa que não seja o secretário. É preciso circular. Esclarecer dúvidas, recolher opiniões e falar dos avanços”, observou.

Segundo a secretária, “Minas Gerais tem uma capilaridade muito grande. São 853 municípios. A rede estadual atende, por exemplo, escolas voltadas para comunidades de diversidade cultural como as indígenas, quilombolas e ciganas, além da educação especial, para jovens adultos que completam sua escolaridade básica fora da idade habitual. Inclusive, o EJA tem crescido muito no Estado”, frisou.

Ana Lúcia Gazzola em reunião com diretores da SRE de Uberlândia. Foto: Amanda lelis

Durante estes encontros, a secretária de estado de Educação fala igualmente dos avanços alcançados a partir do modelo unificado remuneratório, sobre concurso público, os processos de certificação, as novas resoluções, capacitação de professores através da Magistra e explicações sobre investimentos. “Mostramos as limitações orçamentárias, de pessoal, da legislação, da lei de responsabilidade fiscal. As pessoas precisam compreender que há muito ainda para ser feito, mas, nem tudo poderá ser feito de uma vez só. Por isso, o clima destes encontros é de franqueza”.

Melhorias na infra-estrutura das superintendências

Segundo a secretária de Educação, o motivo destas reuniões de trabalho é mostrar também aos diretores e superintendentes o compromisso com a qualidade da educação, não só no âmbito remuneratório, mas em todo o sistema. No caso das sedes de SREs, por exemplo, desde o início desta gestão a SEE investiu R$3,7 milhões em melhorias na infra-estrutura, como o incremento da frota que atende a SRE, aquisição de equipamentos e serviços.

Os alunos de flauta avançada da Associação Musical São Caetano de Ouro Preto, criada em 1836, se apresentaram para diretores de escolas da cidade e para a secretária de Educação em visita de trabalho. Foto: Bárbara Camargo

A importância de conhecer a rede

“Se ficarmos presos ao nosso trabalho na sede da SEE perdemos a oportunidade essencial e estratégica que é conhecer as pessoas, conhecer fisicamente a rede, e saber qual é a realidade que as pessoas se defrontam na ponta. Se não sairmos de Belo Horizonte corremos o risco de termos uma visão parcial e redutora de um universo complexo, heterogêneo e diverso que é Minas Gerais”. Para Ana Lúcia Gazzola, é preciso ter transparência para ouvir as críticas, sugestões e expectativas. E por outro lado, explicar igualmente os resultados notáveis alcançados.

Visita a Divinópolis: a secretária em reunião de trabalho com os 134 diretores de escolas estaduais da região. Foto: Bárbara Camargo

Revelação de talentos durante visitas

Conhecer os talentos de alunos e professores da rede estadual tem sido outro destaque para a secretária de Educação durante estes encontros de trabalho. Não raro, Ana Lúcia Gazzola é agraciada com números de dança, música, além de ser presenteada com poemas, livros escritos por servidores, e peças de artesanatos locais. Em visita a superintendência de Ouro Preto, no dia 22 de junho, por exemplo, a secretária assistiu um número artístico dos alunos de flauta avançada da Associação Musical de São Caetano, fundada em 1836, e por esta razão a primeira da região dos inconfidentes. Atualmente, 12 crianças de seis a sete anos fazem parte da turma dos anos iniciais, coordenada pelo professor músico voluntário.  

Os servidores da educação de Patrocínio reunidos coma secretária de Educação durante sua visita de trabalho. Foto: Hudson Menezes

Superintendências visitadas

Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, Ouro Preto na região central do estado, Patrocínio, no Triângulo Mineiro, além de Janaúba, São Sebastião do Paraíso, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Patos de Minas, Sete Lagoas, Divinópolis e Metropolitanas A, B e C foram as outras superintendências por onde a secretária já passou para as reuniões de trabalho com diretores de escolas e servidores da educação.

 

Leia mais

Reunião das SREs de São Sebastião do Paraíso e Passos é realizada em prédio escolar centenário

Pequena pianista surpreende diretores de escolas estaduais

Prédios históricos de Patrocínio serão reformados pela Secretaria de Educação

Conservação do patrimônio é um dos temas em discussão em viagem da secretária a Ouro Preto

Secretária de Estado de Educação encerra visita à SRE de Janaúba com passagem por escola do município

Encontro com diretores e servidores na Superintendência de Divinópolis de Secretária deixa saldo positivo

Prioridades da Magistra para os próximos meses são apresentadas em encontros nas Superintendências de Uberaba e Uberlândia

Superintendência de Patos de Minas ganhará nova sede

Secretária participa de reunião com diretores de escolas e equipe da Superintendência de Sete Lagoas

Mais de 500 diretores da rede estadual se reúnem para discutir o dia a dia da educação

Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros vai ganhar novo prédio

Em reunião com servidores da Metropolitana C, secretária fala sobre as carreiras da educação, avanços e novo prédio

Secretária se reúne com servidores da Superintendência Metropolitana B

 

 

 

Enviar para impressão