Jogos pedagógicos e atividades extraclasses são algumas das alternativas utilizadas pela Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, no município de Janaúba, para ensinar as diferentes disciplinas para seus alunos. A escola, que atende a cerca de 1500 estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e educação para jovens e adultos (Eja), recebeu na tarde desta sexta-feira (20-05) a visita da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Essa foi a última parada da secretária antes de encerrar sua visita pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba. Além de conversar com os professores e demais funcionários da instituição, a secretária visitou as dependências da escola e assistiu à algumas aulas. Entre elas a de reforço escolar: dois estudantes do 6º ano do ensino fundamental estavam aprendendo as letras do alfabeto por meio do atendimento individualizado, que é dedicado a alunos que têm dificuldade em alguma disciplina.

Já na sala do 3º ano, os estudantes estavam tendo aula de Língua Portuguesa e desenvolvendo o projeto Maleta de História, atividade na qual a professora faz um sorteio e o aluno sorteado deve fazer a leitura do livro e depois escrever em um caderno que pertence à turma o reconto da história. Nesta etapa do projeto o estudante tem a liberdade de fazer ilustrações referentes ao texto lido. Após realizar a atividade o estudante tem que contar para os colegas os pontos que mais gostou da história. Nesta turma, os estudantes mostraram para Ana Lúcia Gazzola o caderno de recontos e o aluno Yago Rhuam Figueiredo Reis, de 9 anos, leu uma história para ela e explicou o objetivo da atividade. “Essa atividade nos ajuda a aprimorar a nossa leitura e quem lê fica mais inteligente, consegue pensar mais e pode viajar no mundo e até no futuro”.
Outra forma de incentivo à leitura acontece na própria biblioteca da escola, os estudantes e funcionários que mais lerem livros, no final do ano, recebem uma premiação simbólica. Durante a visita da secretária, estudantes de diferentes idades estavam treinando xadrez para participarem, na próxima semana, da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, que acontece no município de Espinosa. A escola terá sete representantes nos jogos. As artes também são incentivadas pela instituição. Segundo o professor de arte, Eugênio Nunes Silva Brito, os estudantes primeiro aprenderam sobre as máscaras africanas e as esculturas, depois pesquisaram sobre a história das carrancas e por fim confeccionaram suas próprias máscaras.

A sala de aula do 2º ano do ensino fundamental também aprende por meio de atividades lúdicas. Nesse caso, a Matemática. Com os blocos lógicos, que são peças em formatos de diferentes peças geométricas, os alunos aprendem o que são círculos, quadrados e triângulos. Os estudantes também aprendem a distinguir as cores, já que cada peça tem uma cor diferente. Ao terminar a aula de Matemática, os estudantes levaram a Secretária para conhecer os gêneros textuais que eles estavam aprendendo. Em um quadro Ana Lúcia Gazzola leu algumas receitas, bilhetes e cartas. Todos os textos escritos pelos estudantes.
A E.E. Joaquim Maurício de Azevedo é uma instituição que além de trabalhar o lado lúdico dos estudantes procura sempre investir em novos talentos. Ao entrar na escola não é difícil encontrar cartazes e desenhos feitos pelos próprios estudantes. Além disso, neste sábado (21-05) eles farão um show de talentos. Estudantes de todos os anos irão apresentar para a comunidade escolar o que mais gostam de fazer. “Vamos ter apresentações de dança e teatro. É o terceiro ano que a escola faz essa atividade e sempre encontra novos talentos”, é que afirma a professora de Educação Física, Mércia Lucas Correia.

Em sua visita à escola a secretária encantou a funcionários e alunos. Segundo a diretora, Olímpia Caciquinho Lopes, a visita de Ana Lúcia Gazzola representa muito para a instituição. “Foi uma visita que vai ficar na memória. A secretária se mostrou gente como a gente”. Já segundo a professora do 3º ano, Maria Neusa Rosa, os alunos gostaram muito da Secretária. “Ela é muito alegre e como os estudantes nunca tiveram acesso a uma secretária, a visita serviu como uma injeção de ânimo”.
Para Ana Lúcia Gazzola, a principal qualidade da escola é o fato dela estimular seus alunos e isso é um ponto muito positivo para o aprendizado deles. “A instituição tem muitos estímulos para os estudantes, tanto dentro como fora da sala de aula. A comunidade vai poder participar de um festival de talentos, os alunos são incentivados a participar dos jogos escolares e estão sempre aprendendo as disciplinas por meio de atividades lúdicas. Notamos a alegria dos alunos e dos funcionários que trabalham nessa instituição que oferece ensino desde os anos iniciais ao ensino médio”. A secretária também avaliou como positiva a visita pela SRE de Janaúba e afirmou que pretende visitar a todas as Superintendências do Estado. “Pretendo conhecer bem toda a rede e ter o aprendizado que essas visitas trazem. Pretendo saber as dificuldades de cada SRE, os avanços e o que os profissionais da educação pensam. Quero ficar cada vez mais próxima deles”, conclui.


