Agenda reúne escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana 

Imagine olhar para um espelho e ver mais que o reflexo da sua própria imagem. Quem marca presença hoje, na Virada Educação Minas Gerais, realizada no PlugMinas, tem a oportunidade de conferir a exposição ‘Espelho, Espelho Meu’, criada pelos alunos da Escola Estadual José Elias Issa, de São José da Lapa. “Em cada espelho, o visitante, além de ver sua própria imagem, vai poder ler mensagens que retratam os sentimentos dos alunos. É ao ler a mensagem que começa a interação do público com a Arte”, conta a estudante Dina Laís Dias Soares de Almeida.

Crédito: Osvaldo Afonso/ Imprensa MG

A exposição é apenas um dos 112 trabalhos apresentados por 75 escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana durante a Virada Educação entre os dias 17 e 18 de setembro. No evento, a diversidade não está apenas no número de escolas, mas nos trabalhos apresentados por elas. Através da dança e da declamação de poesia, a Escola Estadual de Lagoa, em Esmeraldas, apresentou as especificidades da Educação do Campo. “Nós quisemos mostrar um pouco da rotina de uma escola como a nossa, que não se limita à sala de aula, mas procura ensinar a partir dos recursos e espaços naturais que a natureza oferece. O nosso espaço é o mundo”, explica a coordenadora das ações de educação integral na escola, Silvânia de Souza.

Já o teatro trouxe para a cena o ‘Projeto Equidade Racial’, desenvolvido na Escola Estadual Nair Mendes Moreira, em Contagem. A partir de uma nova roupagem, os estudantes apresentaram uma peça baseada na obra ‘Dom Casmurro’, de Machado de Assis. “O projeto tem ações o ano todo e o teatro que trouxemos é apenas uma delas. Escolhemos Machado de Assis, porque que foi um escritor negro e tem grande importância na literatura nacional”, explicou o vice-diretor da escola, Arisson Flávio Ramos Ribeiro.

Crédito: Osvaldo Afonso /Imprensa MG

Ao apresentarem as ações desenvolvidas em suas escolas, estudantes e educadores têm a oportunidade de conhecerem o trabalho realizado pelas demais escolas da rede. Entre uma explicação e outra sobre o Projeto Toda Cor, voltado ao respeito e valorização da cultura afro-brasileira, a aluna da Escola Estadual José Maria de Morais, de Barão de Cocais, Anna Luíza Kyara Santos da Silva, aproveitou para ver algumas exposições. “Acho muito bacana essa interação, porque não agregamos conhecimento apenas com o que sabemos. É preciso ver o que o outro está fazendo, porque assim, o nosso conhecimento se expande”, ressalta.

Virada Educação no PlugMinas

A Virada Educação no PlugMinas reúne professores e estudantes de escolas estaduais das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C. Durante os dias 17 e 18 de setembro, eles apresentaram para a comunidade ações e projetos pedagógicos interessantes e exitosos que fazem parte do seu cotidiano escolar. O PlugMinas e a Fundação Cultural dos Professores do Estado de Minas Gerais (FCPEMG) também promoveram sarau, demonstrações e oficinas durante os dois dias.

Leia mais:

Apresentações artísticas e culturais abrem o primeiro dia da Virada Educação das Metropolitanas (17/09)

Virada Educação Minas Gerais apresenta projetos desenvolvidos pelas escolas (17/09)

Virada Educação das escolas estaduais da Região Metropolitana de BH movimenta o PlugMinas nos próximos dias 17 e 18 de setembro (15/09)

Enviar para impressão