Apresentações culturais, artísticas,  trabalhos acadêmicos e oficinas, dentre outras atrações, compõem a programação, que vai mostrar boas experiências pedagógicas das escolas estaduais

O espaço do PlugMinas, em Belo Horizonte, vai ser tomado nas próximas quinta (17/09) e sexta-feira (18/09) por uma intensa programação artística e cultural, que inclui apresentações de  dança, teatro, música, além de moda, trabalhos acadêmicos, palestras e exposições, dentre várias outras atrações. Os protagonistas são professores e estudantes de escolas estaduais das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, que vão mostrar para a comunidade ações e projetos pedagógicos interessantes e exitosos que fazem parte do seu cotidiano escolar. O PlugMinas e a Fundação Cultural dos Professores do Estado de Minas Gerais (FCPEMG) também promoverão sarau, demonstrações e oficinas durante os dois dias . 

A Escola Estadual José Mário de Morais, de Barão de Cocais, na região metropolitana, está entre as escolas que participarão da Virada. Crédito: Divulgação Escola

A iniciativa compõe a programação da Virada Educação Minas Gerais, movimento iniciado em julho  que quer trazer o jovem que está fora da escola de volta aos estudos. O ponto alto da Virada acontece no dia 19 de setembro, data em que as escolas do Estado irão realizar atividades em seu próprio território. Além disso, o dia 19 irá contar com atividades da 4ª Semana da UEMG e do Festival de Cultura de Rua, promovido pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte, que acontece na Praça da Estação.

O objetivo da Virada Educação das Metropolitanas, segundo a organização a cargo das Metropolitanas A, B e C, é dar visibilidade para práticas artísticas e culturais das escolas e proporcionar um momento de intercâmbio de ações e projetos diferenciados de aprendizagem.  “A Metropolitana B já realizava uma mostra cultural e, neste ano, juntamos com as demais Metropolitanas A e C para fazermos este evento dentro desta proposta da Virada Educação Minas Gerais”, explica a servidora Ana Cristina Ricci Guimarães, da organização da SRE Metropolitana C.

Para Flávia Cristina de Araújo, da Metropolitana B, também da organização, a Virada Educação das Metropolitanas é uma oportunidade de as escolas mostrarem tudo o que têm de bom. “Com isso, queremos dizer que estamos engajados em trazer de volta estes alunos que deixaram os estudos, proposta principal da Virada Educação Minas Gerais”.

“Vamos mostrar que já temos muitas iniciativas em que a escola é a cara do jovem e que é possível fazer uma escola mais lúdica, sem deixar de lado o pedagógico”, conta Adriano José de Paula, da Metropolitana C.

São 75 escolas estaduais envolvidas na iniciativa, que terá um total de mais de 112 atrações. Entre elas  está a Escola Estadual José Maria de Morais, de Barão de Cocais. Sob a coordenação da professora Elisângela Lourdes Drumond, cinco alunos da instituição, entre eles um cadeirante e outros com dificuldade de locomoção, vão apresentar um número de ginástica rítmica ao som de um gênero musical bem brasileiro, o chorinho.  A apresentação acontece no dia 17, às 10h, no Palco Externo do PlugMinas.

A Virada Educação das Metropolitanas tem início às 9 horas da manhã do dia 17/09. O endereço do PlugMinas é Rua Santo Agostinho, 1441, Horto, Belo Horizonte.

Confira toda a programação:

Programação Geral 

Exposições