Ações foram realizadas no PlugMinas nos dias 17 e 18 de setembro

 

Foram dois dias, 112 atrações e 75 escolas estaduais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Nos dias 17 e 18 de setembro, estudantes e professores tiveram a oportunidade de participar de um evento que faz parte da programação da Virada Educação Minas Gerais (VEM), um movimento iniciado em julho pela Secretaria de Estado de Educação que quer trazer o jovem que está fora da escola de volta aos estudos, dialogar com a juventude e compartilhar experiências a fim de transformar a escola em um espaço de aprendizagem verdadeiramente atrativo. As ações foram realizadas no PlugMinas.

Crédito: Geanine Nogueira / ACSSEE

A aluna do Curso Normal da Escola Estadual José Elias Issa, em São José da Lapa, Carla Márcia de Sousa, foi ao PlugMinas para conhecer os projetos apresentados que podem vir a ser incorporados em suas práticas pedagógicas quando se tornar professora da educação infantil. “Vim conhecer e aprender a trabalhar com os nossos futuros alunos. Tem muita coisa pra aprender. Pra mim, uma escola que vai atrair o aluno tem que ser assim: promover a interação entre os estudantes e a participação de toda comunidade”, afirmou.

Os estudantes do Instituto São Rafael, em Belo Horizonte, apresentaram o projeto “Diversidade Cultural”. Para a vice-diretora da escola, Silvania Morais, a Virada é um passo importante para socializar as ações que as escolas desenvolvem e incentivar a permanência dos alunos na escola. “Nosso grande desafio hoje na educação é fazer com que haja a permanência do aluno na escola, o acesso nós já temos. A escola precisa ser mais movimentada, mais cultural, incorporando família, estudantes e trabalhadores. Quando a gente realiza uma iniciativa como essa e a escola tem a oportunidade de mostrar um pouco do que faz é fundamental para que as outras percebam que é possível transformar. O ambiente escolar deve ser um ambiente transformador, porque assim vai atrair a atenção dos estudantes”, ressaltou.

O aluno do 8º ano da Escola Estadual Silviano Brandão, em Belo Horizonte, Diego dos Santos Santana, conta o que vai levar para a vida a partir da participação na Virada. “Achei tudo muito legal. É bom sair um pouco da escola e ver coisas diferentes. Vou levar para a minha vida tudo que vi aqui. Sei que a escola pode se tornar cada vez melhor e projetos assim ajudam”.

Crédito: Geanine Nogueira / ACSSEE

O movimento Virada Educação Minas Gerais é realizado pela Secretaria de Estado de Educação por meio das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C. Segundo o diretor educacional da SRE Metropolitana B, Alfredo Ananias Avelar, cerca de quatro mil alunos passaram pelo PlugMinas ao longo desses dois dias.  “As escolas trocaram muitas informações e experiências. Cerca de quatro mil alunos passaram por aqui. A Secretaria de Estado de Educação acertou na proposta de ouvir as escolas, os professores e mostrar o que a escola tem. É assim que vamos conseguir avançar ainda mais na educação”, observou.

Para Adriano de Paula, assessor Pedagógico da SRE Metropolitana C, os objetivos da ação foram superados. “Nossas expectativas foram superadas. Não tivemos só escolas que vieram se apresentar, o público que veio assistir também foi muito grande. O mais bacana é ver que os alunos vieram e se sentiram bem, gostaram das apresentações e do espaço.  Queríamos que os alunos se apropriassem desse momento que foi feito para eles e isso aconteceu”, contou.

Já a superintendente da SRE Metropolitana A, Idalina Franco de Oliveira, destacou a importância de divulgar as boas práticas que as escolas desenvolvem. “Temos muitos valores nas escolas e quem veio aqui gostou muito. São ações como essas que irão trazer o jovem de volta para dentro da escola, porque quando ele vê que essas iniciativas estão aflorando nas escolas, vai surgir novamente seu interesse de voltar para ela”, conclui. 

Leia mais:

Virada Educação: escolas usam as artes para despertar a conscientização de público no Plug Minas (18/09)

 Apresentações artísticas e culturais abrem o primeiro dia da Virada Educação das Metropolitanas (17/09)

Virada Educação Minas Gerais apresenta projetos desenvolvidos pelas escolas (17/09)

Virada Educação das escolas estaduais da Região Metropolitana de BH movimenta o PlugMinas nos próximos dias 17 e 18 de setembro (15/09)

Leia mais sobre o movimento Virada Educação Minas Gerais: http://novotempo.educacao.mg.gov.br/