Nos dias 17 e 18 de setembro, 75 escolas estaduais e mais de 112 atrações serão apresentadas no PlugMinas

Matemática, Língua Portuguesa e Ciências seriam as aulas que Ana Paula dos Santos teria ontem (17/09) na escola onde estuda. A aluna do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte, não assistiu às aulas por um motivo especial, ela participou das atividades do movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM), que foram realizadas na quinta-feira no PlugMinas e têm continuidade hoje (18/09). “Já visitei exposições, assisti a apresentações e a uma oficina. Achei tudo muito legal e interessante. São coisas que muitas vezes não aprendemos na escola”, conta a estudante.

Alunos da rede estadual de Belo Horizonte e Região Metropolitana marcam presença na Virada Educação MG. Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

Assim como Ana Paula, a aluna do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Guilhermino de Oliveira, em Contagem, Camilly Vitória Souza, também aprovou a ideia de participar de atividades diferentes. “Estamos vendo muitas culturas e projetos diferentes. A nossa escola é muito fechada e com grades. Acho que isso pode mudar e projetos assim podem ajudar”, ressalta a estudante que junto com sua escola apresentou a atividade “Capoeira: dança ou luta?”.

Púbiico lotou os espaços do PlugMinas para conferir as apresentações. Foto: Igor Ribeiro

O projeto “Comunidade Viva” é desenvolvido há três anos na Escola Estadual José Miguel Nascimento, na capital mineira.  Com foco em percussão e na dança de rua, a iniciativa é desenvolvida duas vezes por semana no contraturno nas aulas. Para Joabe Ferreira, aluno do 8º ano do ensino fundamental, a iniciativa só traz benefícios para os alunos. “É muito bom. Não ligo de ir para a escola à tarde para participar dos ensaios. Enquanto estamos na escola não ficamos atoa na rua”, conclui.

Escolas estaduais apresentam trabalhos durante a Virada Educação MG. Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

Com um projeto que apresenta as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e suas formas de prevenções, os alunos da Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, estiveram entre as escolas que participaram das exposições. “Muitos adolescentes não se preocupam com essas doenças e a nossa intenção é incentivar a prevenção. Achamos que as escolas devem discutir muito esse assunto, porque é de interesse dos jovens. A partir do momento que discutimos assuntos assim a escola fica mais interessante e motiva os alunos a estudarem mais”, conclui.

Virada Educação no PlugMinas reuniu várias apresentações artísticas de escolas estaduais. Foto: Igor Ribeiro

Proposta da campanha é construir uma escola mais atrativa para os estudantes e trazer de volta o jovem que está fora da escola. Foto: Igor Ribeiro

Leia Mais:

- Apresentações artísticas e culturais abrem o primeiro dia da Virada Educação das Metropolitanas

Leia mais sobre o movimento Virada Educação Minas Gerais: http://novotempo.educacao.mg.gov.br/

Enviar para impressão