Evento é promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais

Entre os dias 03 e 05 de março a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) realiza o ‘3º Festival da Juventude Rural de Minas Gerais’. A iniciativa tem o objetivo de fazer um debate sobre o acesso da juventude às políticas públicas dos governos, especialmente sobre o protagonismo da juventude no meio rural. O evento está sendo realizado no município de Sarzedo.

A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, foi representada pela Analista Educacional da diretoria de Temáticas e Modalidades Especiais de Ensino, Alcione Silva, “A Fetaemg faz parte da Comissão Permanente de Educação do Campo e é nesse encontro que serão apresentadas as demandas da juventude do campo para diversas áreas, entre elas a educação”, afirma Alcione.

Durante o Festival, os jovens debaterão temas como a sucessão rural , participarão de mesas de debate que abordará o “Campo, sujeito e identidade, juventude rural em Minas Gerais e no Brasil, Previdência Social e Gestão Sindical” e de oficinas temáticas sobre educação do campo; cooperativismo; terra, água, agroecologia; reforma agrária e sucessão rural; saúde, música, cultura e comunicação. Também estão previstas competições entre os jovens em modalidades esportivas, como futebol, natação, peteca, dentre outras.

O evento acontece também com o propósito de preparar os jovens para o Festival Nacional da Juventude Rural, 27 a 30 de abril, em Brasília, com a expectativa de receber cinco mil jovens do Brasil e de países da América Latina. Já no Festival Estadual a expectativa é que participem cerca de 400 jovens de todas as regiões do Estado.

Fetaemg

Fundada em 27 de abril de 1968 a Fetaemg tem o compromisso de defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Suas áreas de atuação contemplam políticas sociais para jovens, mulheres e terceira idade, assalariados rurais, agricultores familiares e acampados e assentados da reforma agrária, além de ações que busquem a preservação dos recursos naturais.

Entidade sindical filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Federação é organizada em doze Polos Regionais e 515 Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Essa organização constitui o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Leia Mais:

- Comissão Permanente de Educação do Campo conclui ‘Proposta de Diretrizes para Educação do Campo’

Enviar para impressão