A partir de uma articulação em rede local, a Superintendência de Guanhães firma parceria para ações que estimulem a paz no ambiente escolar

A educação no município de Água Boa, no Vale do Rio Doce, contará com um reforço na promoção da cultura da paz no ambiente escolar. A partir de uma parceria da Superintendência Regional de Ensino de Guanhães e do Ministério Público, foi elaborado um plano de ações a serem desenvolvidas nas escolas com foco na mediação de conflitos. O município de Água Boa conta com sete escolas estaduais e 16 escolas da rede municipal de ensino.

Pais e alunos da Escola Estadual de Resplendor, em Água Boa, durante palestra realizada pela Polícia Militar. Crédito: Divulgação SRE Guanhães

A ideia surgiu a partir do “I Encontro para a Criação de uma Rede de Promoção da Paz nas Escolas”, realizado este mês, na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Capelinha. “Neste encontro, nós firmamos a construção e fortalecimento de uma rede articulada para o enfrentamento da violência nas escolas e a promoção da paz. Foi elencada uma lista de ações prioritárias para cada seguimento presente desenvolver, ações que terão o início imediato”, explica a diretora da Superintendência de Guanhães, Márcia Godinho.

Com o apoio da comunidade e escolar e parceiros locais, o encontro deu origem a uma série de ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo. Como uma das atribuições da regional de Guanhães, por exemplo, ficou a criação de projetos a serem desenvolvidos no contraturno das aulas. Já o Ministério Público atuará na realização de palestra para a orientação de alunos e educadores sobre a temática. Essas ações de palestras e orientações também serão realizadas pelo Conselho Tutelar e pela a Polícia Militar. “Nosso objetivo é levar essas ações para os 22 municípios da regional. Encontros como este já foram realizados nos municípios de Guanhães e Sabinópolis”, lembra Márcia Godinho.

Durante a reunião foi definida como primeira ação a ser realizada a campanha “Conte até 10. Paz. Está é a atitude”. Desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENJSA), a iniciativa busca sensibilizar a sociedade para a prevenção de homicídios causados por motivos por impulso ou motivos fúteis.

Dia do Forpaz

No dia 09 de outubro deste ano, todas as 74 escolas estaduais que integram a Superintendência Regional de Ensino de Guanhães realização ações junto à comunidade voltadas à mediação de conflitos e promoção da cultura da paz. A data escolhida como o “Dia do Forpaz em Guanhães” está relacionada à realização do Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar na regional, em 2013. Clique aqui e confira a matéria!

O Fórum de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz) é uma rede articulada de parceiros engajada na prevenção e enfrentamento da violência nas escolas de Minas Gerais e pretende servir de suporte a diretores e educadores diante de situações geradoras de conflitos no ambiente escolar. Por meio dos fóruns regionais, diretores, educadores e secretários municipais de educação são capacitados a identificar os parceiros presentes em sua própria comunidade.

Enviar para impressão