Plantio simbólico de cata-ventos no município de São Lourenço faz parte das ações de promoção da paz coordenadas pela Superintendência de Caxambu


Plantar a paz e cultivar essa ideia. Em um ato simbólico, alunos da Escola Estadual Eurípedes Prazeres realizaram na manhã de hoje o “plantio” de cerca de 300 cata-ventos no município de São Lourenço, no Sul de Minas. A iniciativa denominada “Cata-ventos pela Paz” foi organizada pela Superintendência Regional de Ensino de Caxambu e ocorreu na Praça João Lage, em frente ao Parque das Águas.

Envolvendo cerca de 100 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, o ato simbólico procurou despertar nas pessoas que passavam pelo local a importância de todos adotarem a ideia da cultura da paz. “É bom trabalhar a paz quando a gente é criança, porque quando a gente crescer e se tornar adulto o mundo será nosso e a gente vai saber fazer a paz”, explica a estudante do 5º ano, Luna Cristal Silva Andrade.

Alunos da Escola Estadual Eurípedes Prazeres, em São lourenço, realizaram o plantio simbólico de cata-ventos. Crédito: Arquivo da Escola

Para a também estudante do 5º ano do ensino fundamental, Joana Firmino Ribeiro, o momento de sensibilização do qual fez parte veio em boa hora. “Ter feito esses cata-ventos foi muito bom, porque hoje, nós precisamos de muita paz no mundo”, avaliou. O plantio de cata-vento também contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Melo Viana.

Na Escola Estadual Eurípedes Prazeres, a participação na iniciativa é apenas uma das ações voltadas à temática. De acordo com a diretora, Maria Jumara Silveira Souza Ferreira, a instituição de educação promove rodas de conversa com os alunos para debater práticas voltadas ao respeito e à cidadania.

Outra ação é o há o protocolo da paz em que cada aluno se propõe a adotar práticas cidadãs dentro do ambiente escolar, como ser paciente, mediadores e compreensivos com os colegas. “Essas ações são desenvolvidas no projeto ‘Sou da Paz’, onde também realizamos uma assembleia com as famílias e reuniões com membros do colegiado”, diz a diretora.

Os cata-ventos brancos simbolizam a paz que deve ser plantada e cultivada. Crédito: Arquivo da Escola

O “Cata-ventos pela Paz” integra as atividades que antecedem ao Fórum de Promoção da Paz (Forpaz). Outra ação foi realizada na última semana quando estudantes de 30 escolas estaduais dos 23 municípios que fazem parte da SRE de Caxambu deram um abraço simbólico em espaços públicos das cidades.

XV edição do Forpaz

O Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar (Forpaz) chega à sua XV edição que será sediada em São Lourenço, no Sul de Minas. Nos dois dias de realização, 24 e 25 de abril, o Fórum contará com cerca de 300 participantes, entre educadores, membros da comunidade escolar e parceiros. Além de palestras e debates, escolas estaduais apresentação ações desenvolvidas com foco na promoção da paz no ambiente escolar.

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.

Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012. Desde então, foram realizados 14 fóruns regionais. A 15ª edição será realizada em São Lourenço.

Leia também:

15/04/2014: Abraço da paz: alunos da rede estadual realizam ato simbólico em espaços públicos de cidades no Sul de Minas

Enviar para impressão