Ação integrada ocorreu com 30 escolas estaduais dos 23 municípios que integram a Superintendência de Caxambu

Local de chegada e partida, a histórica estação de trem da cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, recebeu hoje um grupo de pessoas com um objetivo especial. Não eram passageiros e nem carregavam malas, mas estudantes e educadores que traziam consigo o desejo de promover a paz a partir da sensibilização de quem passava pelo local. Através de um abraço simbólico na Praça da Estação, cerca de 130 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio buscaram alertar as pessoas sobre a importância do respeito ao próximo.

“Escolhemos a praça porque é um ponto turístico, um local de paz, onde, há muitos anos, as pessoas recebem ou se despedem de seus entes queridos. Não há lugar melhor para falar de paz”, explica a diretora da escola, Mirelle Maduro Feret Lion.

 No município de São Lourenço, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio derão um abraço simbólico pela paz na Praça da Estação. Crédito: Arquivo da Escola

E como a paz preza pela coletividade, os alunos de Comunicação Aplicada do Reinventando o Ensino Médio da escola, convidaram estudantes de duas outras escolas estaduais: “Doutor Humberto Sanches” e “Mário Junqueira Ferraz”. “Interagir faz parte da comunicação e quando o motivo é a paz, melhor ainda”, diz o aluno do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio, Bruno de Andrade.

Em São Thomé das Letras, a simbologia da paz veio com uma árvore centenária bem conhecida pelos mais de 6,6 mil habitantes da cidade do Sul de Minas. A tradicional paineira foi o destaque em um ato simbólico sobre a promoção da paz. Cerca de 20 alunos da Escola Estadual do Sobradinho resolveram chamar a atenção das pessoas para a importância do respeito e da tolerância no ambiente escolar e na comunidade.

No município de São Thomé das Letras, alunos da Escola Estadual do Sobradinho em abraço simbólico na arvore centenária da cidade. Crédito:Valdirene Rezende / Professora da Escola estadual do Sobradinho

O sinal de afeto foi demonstrado com um abraço simbólico na árvore. “Foi muito legal, porque a gente pensou na paz e todo mundo estava se abraçando. As pessoas têm que pararem com a violência”, destaca a estudante Poliana Izabel Rezende Alves, de nove anos.

Na escola, temas relacionados aos valores humanos, cidadania e promoção da cultura da paz são trabalhados a partir de temas transversais com os alunos. “Nós utilizamos dinâmicas, livros e aulas expositivas para falar sobre a necessidade de respeito ao próximo. Esse abraço foi uma das ações”, lembra a professora Valdirene Gomes de Rezende.

Paz que ganhas as ruas no Sul de Minas

O momento simbólico realizado pelos alunos das escolas estaduais de Ensino Médio e de Sobradinho ocorreu de forma simultânea em outras 28 escolas estaduais dos 23 municípios que integram a Superintendência Regional de Ensino de Caxambu. A iniciativa é uma das ações que antecedem o Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar (Forpaz) que será realizado no final de abril, no município de São Lourenço.

A Superintendência Regional de Ensino de Caxambu possui 42 escolas estaduais que atendem cerca 18,7 mil alunos dos ensinos fundamental e médio.

Confira fotos do momento simbólico em escolas do Sul do Estado:

Forpaz

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.

Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012. Desde então, foram realizados 14 fóruns regionais. A 15ª edição será realizada em São Lourenço.