‘Circuito de Ciências’ será realizado no período de 18 a 24 de junho no campus da escola de formação, em Belo Horizonte

Ensinar as Ciências a partir de elementos que tornem o conteúdo mais atrativo para os alunos da rede estadual. No período de 18 a 21 e 24 de junho de 2013, a Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores – vai realizar o ‘Circuito de Ciências’. A iniciativa contará com a oferta de 75 cursos voltados ao aprimoramento profissional a partir da produção de novas práticas pedagógicas, e da revisão de metodologia do ensino do conteúdo nas salas de aula. O circuito será realizado no campus da escola de formação, na Gameleira, em Belo Horizonte.

O circuito é voltado à professores de Ciências, Biologia, Física, Geografia e Química de escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana que atuam com os anos finais do ensino fundamental e ensino médio.  Para auxiliar nesse trabalho de formação dos educadores, serão ofertados minicursos, oficinas, palestras, visitas orientadas a museus, por professores especialistas em Ciências, de diversas instituições de ensino. Os temas que serão abordados seguem as diretrizes curriculares propostas pela Secretaria de Estado de Educação. Confira a programação.

O credenciamento dos professores interessados em participar do Circuito deve ser feito com uma hora de antecedência do turno em que o curso de interesse for ofertado. Foto: Divulgação Magistra

Para participar

Os educadores interessados em participar do ‘Circuito de Ciências’ deverão informar, na ficha de inscrição, a disponibilidade de horário para a participação das atividades. O professor terá três opções: manhã, tarde e manhã/tarde. Os docentes deverão chegar à Magistra com uma hora de antecedência em cada turno para inscrição e credenciamento.

No período da manhã os cursos ofertados terão início às 8h e no período da tarde às 13h30. Os professores cursistas deverão se apresentar com antecedência de uma hora (1h) em cada turno para efetuar suas inscrições.

A escolha dos cursos será feita na própria Magistra, uma vez que há número limitado de vagas por minicurso oferecido. Os participantes poderão realizar quantos cursos desejarem durante o evento. Por isso é importante que os interessados cheguem com antecedência.

Cursos vão destacar ações voltadas para o ensino de Ciências, Biologia, Física, Química e Geografia. Foto: Divulgação Magistra

Museu Leopoldo Cathoud

Durante o ‘Circuito de Ciências’ também haverá a inauguração do novo espaço do Museu Leopoldo Cathoud, na Magistra. Esse museu retrata o início do ensino experimental de Ciências, em Minas Gerais, a partir da década de 1930. Coma revitalização, o espaço poderá contribuir com a realização de pesquisas, cursos de capacitação e a possibilidade de experimentar metodologias de ‘Educação em Ciência’ adequadas aos educadores e alunos que farão uso do museu.     

O museu conta com a exposição ‘A célula ao alcance da mão’, coleção desenvolvida pela equipe do Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (MCM/UFMG) e implantada na Magistra. A exposição integra ciência, arte e educação por meio de réplicas tridimensionais de células, tecidos, órgãos e sistemas orgânicos. É um instrumento didático sobre o funcionamento do corpo humano para alunos com deficiência visual e demais estudantes de todos os níveis de ensino.

Novo espaço para o Museu Leopoldo Cathoud na Magistra também é inaugurado durante a semana do Circuito de Ciências. Foto: Divulgação Magistra

Além do Museu Leopoldo Cathoud, outro espaço do conhecimento da Magistra, o museu Ana Maria Casasanta e a Biblioteca Bartolomeu Campos de Queirós estarão abertos à visitação. Esses espaços são utilizados para o desenvolvimento de atividades de formação dos educadores.

Também estará no Circuito Ciência, o Museu Itinerante Ponto UFMG durante todos os dias do evento na Magistra para visitação e desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Enviar para impressão