Representantes de 86 municípios da região participam de oficinas em Uberlândia para planejarem a metodologia do Programa em suas escolas

Representantes de secretarias municipais de educação de 86 cidades da região do Triângulo Mineiro estão reunidos em Uberlândia para discutir e planejar a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação. Na última quinta-feira (21), o PIP Municipal foi lançado na região e reuniu prefeitos e secretários municipais de educação nesse trabalho integrado com o Governo de Minas.

Desde a última quarta-feira (20), dia 22, cerca de 300 educadores participam de oficinas de capacitação com a missão de repassar, em abril, a metodologia do Programa para os diretores de mais de 520 escolas municipais da região que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental.

Educadores de 86 municípios do Triângulo Mineiro participam de capacitação para as ações do PIP Municiopal. Foto: Luiz Navarro ACS SEE

A estratégia faz parte da parceria da Secretaria de Estado de Educação com as prefeituras municipais de todo o Estado para a expansão do PIP. Em Uberlândia, estão reunidas equipes de municípios das Superintendências Regionais de Ensino de Ituiutaba, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Com a expansão do Programa para os municípios, mais de 105 mil alunos devem ser beneficiados apenas no Triângulo Mineiro. 

Durante a capacitação, as equipes municipais receberam material didático de apoio e estão participando de oficinas com o intuito de se prepararem para a implementação do Programa em suas escolas. Nas oficinas, são apresentados estudos de casos e, a partir destes, são dadas orientações didáticas sobre alfabetização e letramento. Os educadores também são preparados para analisar e utilizar os resultados das avalições diagnósticas e em como elaborar o plano de intervenção e o plano de aula do professor. 

Para a analista educacional Valéria Beatriz Andrade, uma das responsáveis pela coordenação da capacitação em Uberlândia, a participação dos educadores surpreende: “Estamos nos preparando desde o início do mês para este momento e ficamos surpresos com o envolvimento das equipes municipais pela seriedade e pelo compromisso com o trabalho”.

Já para a diretora de educação da Secretaria Municipal de Tupaciguara, Sildete Basto, a capacitação tem sido produtiva: “O Programa de Intervenção Pedagógica traz uma metodologia muito real e prática, em consonância com aquilo que já estudávamos e planejávamos. As oficinas são muito esclarecedoras e o material é bem elaborado, bem estruturado e embasado”.

O seu colega Bruno Gustarelli, também diretor de educação em Tupaciguara, complementa: “A nossa expectativa é de mudança da prática da alfabetização. Existe um movimento forte de todas as esferas - municipal, estadual e federal – para esta mudança e nós queremos alcançar patamares maiores na alfabetização.

Leia mais:

-Estado e municípios estabelecem metas para o avanço da educação em Minas (21/03) 

-Programa da Secretaria de Estado de Educação atinge a mais de dois milhões de alunos de escolas estaduais e municipais (21/03)

-Magistra ofertará formação continuada aos municípios que aderiram ao Programa de Intervenção Pedagógica (20/03)

-Mais de 99% dos municípios mineiros aderiram ao Programa de Intervenção Pedagógica (19/03)

-Programa que levou a rede estadual mineira a ter os melhores anos iniciais da educação básica chega às redes municipais (18/03)

 

 

Enviar para impressão