Representantes de 86 municípios da região participam de oficinas em Uberlândia para planejarem a metodologia do Programa em suas escolas
Representantes de secretarias municipais de educação de 86 cidades da região do Triângulo Mineiro estão reunidos em Uberlândia para discutir e planejar a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação. Na última quinta-feira (21), o PIP Municipal foi lançado na região e reuniu prefeitos e secretários municipais de educação nesse trabalho integrado com o Governo de Minas.
Desde a última quarta-feira (20), dia 22, cerca de 300 educadores participam de oficinas de capacitação com a missão de repassar, em abril, a metodologia do Programa para os diretores de mais de 520 escolas municipais da região que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental.

A estratégia faz parte da parceria da Secretaria de Estado de Educação com as prefeituras municipais de todo o Estado para a expansão do PIP. Em Uberlândia, estão reunidas equipes de municípios das Superintendências Regionais de Ensino de Ituiutaba, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Com a expansão do Programa para os municípios, mais de 105 mil alunos devem ser beneficiados apenas no Triângulo Mineiro.
Durante a capacitação, as equipes municipais receberam material didático de apoio e estão participando de oficinas com o intuito de se prepararem para a implementação do Programa em suas escolas. Nas oficinas, são apresentados estudos de casos e, a partir destes, são dadas orientações didáticas sobre alfabetização e letramento. Os educadores também são preparados para analisar e utilizar os resultados das avalições diagnósticas e em como elaborar o plano de intervenção e o plano de aula do professor.
Para a analista educacional Valéria Beatriz Andrade, uma das responsáveis pela coordenação da capacitação em Uberlândia, a participação dos educadores surpreende: “Estamos nos preparando desde o início do mês para este momento e ficamos surpresos com o envolvimento das equipes municipais pela seriedade e pelo compromisso com o trabalho”.
Já para a diretora de educação da Secretaria Municipal de Tupaciguara, Sildete Basto, a capacitação tem sido produtiva: “O Programa de Intervenção Pedagógica traz uma metodologia muito real e prática, em consonância com aquilo que já estudávamos e planejávamos. As oficinas são muito esclarecedoras e o material é bem elaborado, bem estruturado e embasado”.
O seu colega Bruno Gustarelli, também diretor de educação em Tupaciguara, complementa: “A nossa expectativa é de mudança da prática da alfabetização. Existe um movimento forte de todas as esferas - municipal, estadual e federal – para esta mudança e nós queremos alcançar patamares maiores na alfabetização.
Leia mais:
-Estado e municípios estabelecem metas para o avanço da educação em Minas (21/03)
-Mais de 99% dos municípios mineiros aderiram ao Programa de Intervenção Pedagógica (19/03)