Anúncio foi feito durante o lançamento do Programa para os municípios do polo da Zona da Mata

Os 842 municípios mineiros que fizeram adesão ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP Municipal), além de receberem do Estado as capacitações, material didático e de apoio, também contarão com a formação continuada de seus profissionais. A partir de abril, os cursos a distância da Magistra serão oferecidos aos servidores municipais, gratuitamente. O anúncio foi feito pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, no lançamento do PIP Municipal do Polo Regional da Zona da Mata, em Juiz de Fora. O evento ocorreu na última terça-feira (19) e contou com a participação de autoridades e educadores de 157 municípios.

Polo da Zona da Mata recebeou o laçamento do PIP Munciipal na última terça-feira. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

“Estaremos abrindo, gratuitamente, sem nenhuma contrapartida dos municípios, exceto a adesão ao PIP, todos os cursos a distância promovidos pela Magistra e pelas 19 universidades mineiras que são nossas parceiras nesse processo. Esses cursos são os mesmos cursos que damos para os profissionais da nossa rede”, destacou Ana Lúcia Gazzola.

Os cursos oferecidos pela Escola de Formação e Desenvolvimento dos Profiassionais da Educação são estruturados a partir de cinco eixos temáticos, sendo eles: Áreas do Conhecimento – Conteúdos Básicos Comuns (CBCs); Temas Transversais; Tecnologias da Informação e Comunicação; Gestão Educacional (na escola e na sala de aula) e; Família, Escola e Sociedade.

Prefeitros, secretários municipais de educação e equipes municipais do PIP participaram da cerimônia de lançamento. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Em todo o Estado, o PIP Municipal vai atender mais de 850 mil alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Apenas na Zona da Mata o Programa da Secretaria de Estado de Educação beneficiará 100 mil estudantes das redes municipais.

“Os municípios estavam muito carentes desse tipo de recursos na área da educação. O Estado agora estará disponibilizando vários recursos, principalmente na questão pedagógica. Acho que o trabalho está sendo desenvolvido na forma de integração de Estado e municípios é fundamental. Todos somos um e Minas Gerais tem muito a ganhar com isso”, avaliou o secretário de educação do município de Coronel Pacheco, Leonardo Gomes. 

Para o prefeito de Juiz de Fora, cidade anfitriã do lançamento do PIP no Polo da Zona da Mata, Bruno de Freitas Siqueira, o PIP é um instrumento estratégico para o melhor desempenho dos alunos nas avaliações educacionais.

“O PIP é um Programa que já contribuiu muito para o estado de Minas Gerais, com o aperfeiçoamento das escolas e melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Sabemos que hoje Minas é o primeiro colocado com relação ao Ideb, o que é muito em função do trabalho do PIP. Com a adesão ao PIP, as prefeituras terão uma metodologia ainda melhor para poder apresentar aos seus alunos, as suas escolas e assim melhorar os seus índices no Ideb e em outros índices educacionais”, ressaltou o prefeito de Juiz de Fora.  A cidade conta com 207 escolas da rede municipal que fazem o atendimento de 28.195 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Alunos do Conservatório Estadual de Música Haidée frança Americano, de Juiz de Fora, foram responsáveis pela apresentação cultural da cerimônia. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Lançamento em polos

Até o dia 27 de março, o PIP municipal será lançado em seis polos do Estado. Além da Zona da Mata, os polos Sul (20/03, em Varginha), Triângulo (21/03, em Uberlândia), Norte (25/03, em Montes Claros) e Central (26/03, em Belo Horizonte), receberão o Programa da Secretaria de Estado de Educação. No polo Vale do Rio Doce o lançamento do PIP Municipal ocorreu no último dia 18.

Além dos lançamentos, que contam com a participação dos prefeitos, secretários municipais e as equipes que atuarão no PIP Municipal, o encontro também contará com palestras e capacitará os participantes sobre a metodologia do Programa, o plano de intervenção pedagógica da escola, alfabetização e letramento no ciclo da alfabetização e estudos de caso.

Anos iniciais do ensino fundamental

As equipes municipais do PIP trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica. No total, mais de seis mil escolas municipais em todo o estado vão contar com o programa a partir da capacitação das equipes.

Leia mais:

Mais de 99% dos municípios mineiros aderiram ao Programa de Intervenção Pedagógica.

Programa que levou a rede estadual mineira a ter os melhores anos iniciais da educação básica chega às redes municipais.