Medidas voltadas à promoção da paz nas escolas também realizou Fóruns em Pirapora, Montes Claros e Januária
A jornada de trabalhos do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) pelo Norte de Minas termina nesta sexta-feira, com a edição em Janaúba. Durante a semana, a iniciativa voltada à promoção da cultura de paz no ambiente escolar também passou por Pirapora, Montes Claros e Januária. Ao todo, cerca de 1.400 educadores, representantes de órgão públicos e entidades parceiras reforçaram o trabalho em rede com foco nas escolas.
“Cada uma das Superintendências identificou e conclamou os parceiros institucionais que já compõem as redes locais para expor suas formas de intervenção em curso e revê-las no âmbito do Forpaz. Além de se inteirarem em um conjunto de iniciativas institucionais, os participantes estão tendo a oportunidade de incorporar várias propostas à sua pauta de trabalho nas escolas e em seus distintos campos de atuação”, explicou a secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.

Entre os participantes do Fórum em Janaúba está a diretora da Escola Estadual Professora Ione Silveira, no município de Mato Verde, Ana Lúcia Alves. De acordo com a gestora, estabelecer uma convivência agradável passa pelo respeito. “O segredo é o respeito pelo aluno. Quando há esse respeito o retorno é certo, quando o espaço é agradável, quando os alunos recebem uma alimentação adequada, quando há projetos voltados para a socialização, diante de tudo isso eles se sentem a ‘estrela da escola’”, disse a diretora.
Outra boa prática voltada à promoção da paz no ambiente escolar está exemplificada na Escola Estadual Professora Clara Menezes, no município de Jaíba. De acordo com a diretora, Eliana Alves Camargo Melo, a escola que tinha um cenário com atos de indisciplina e vandalismo, conseguiu reverter o quadro negativo com uma ação integrada envolvendo a escola, as famílias e comunidade.

“Buscamos trabalhar de forma pacífica, com os servidores e alunos. Os pais também foram convocados ao diálogo aberto e pacífico. Aos poucos, a comunidade escolar percebeu o que a nova gestão queria e que, junto com eles, poderia fazer mudanças, sempre respeitando ao próximo”, lembrou Eliana Alves Camargo Melo.
Forpaz
O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012.
Leia mais:
Experiências bem sucedidas na promoção da paz nas escolas são compartilhadas em Januária
Fórum voltado à promoção da paz nas escolas deixa saldo positivo em Montes Claros
Superintendência de Pirapora realiza primeiro Forpaz do Norte de Minas
Cultura de Paz é trabalhada junto à comunidade escolar do Norte de Minas