Durante o Forpaz, além discutir a importância da articulação em rede e conhecer os diferentes órgãos e entidades que podem auxiliar na promoção da paz no ambiente escolar.

O Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz) chegou na última quarta-feira (13-03) à Superintendência Regional de Ensino de Januária. Mais que um momento para discutir a promoção da cultura de paz no ambiente escolar, o Fórum se destaca por ser uma oportunidade de troca de experiências entre os educadores.  O público estimado do encontro é de 350 pessoas, sendo 150 diretores de escola.

Durante o encontro, três diretores de escolas estaduais apresentaram aos participantes as iniciativas que desenvolvem e que auxiliam na promoção da paz. Pela Escola Estadual Pio XII, localizada em Januária, a diretora Mônica Aparecida Pimenta Guedes apresentou o projeto de dança ‘Maculelê’. A iniciativa, que envolve toda escola, visa melhorar o conhecimento e a linguagem corporal dos estudantes. “É um projeto de dança Afro que ajuda a despertar nos alunos a disciplina, companheirismo e dedicação. Depois que iniciamos o projeto, conseguimos mudar bastante os hábitos dos alunos”, afirma Mônica.

Educadores trocam experiência durante o encontro. Foto: Daniel Coutinho

Já o diretor da Escola Estadual Padre José Silveira, no município de Varzelândia, Dilvan Paulo Corrêa, relatou experiências do dia a dia escolar e ressaltou a importância da escola trabalhar em parceria com os pais.

Outro educador que fez relato de experiência foi o diretor da Escola Estadual Galileu Galilei, Antônio Francisco de Sousa. Segundo o gestor, o Forpaz trará muito benefícios para as escolas do Norte de Minas. “Acredito que o Fórum trará benefícios a curto, médio e longo prazo, pois envolve, além de escolas, várias outras instituições. As ações conjuntas envolvendo a comunidade como um todo serão de grande valia para a promoção da paz no ambiente escolar”, ressaltou.

Forpaz

A iniciativa nasceu de um trabalho idealizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais no ano de 2007 e implementado em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2011, o Fórum ampliou-se e ganhou força com a adesão da Secretaria de Estado de Educação e com as ações propostas no Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promovido pelas Comissões de Educação e Segurança Pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, com destaque para a adesão do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Promotoria Especial da Educação (Proeduc).

Forpaz da SRE de Januária terminou nesta quinta-feira. Foto: Daniel Coutinho

Agenda no Norte

Durante essa semana, o Forpaz é realizado em quatro Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Norte de Minas. Pirapora, Montes Claros e Januária já receberam a iniciativa que busca a promoção da paz no ambiente escolar a partir do trabalho articulado em rede. Já entre os dias 14 e15 de março o Fórum acontece em Janaúba.

Leia Mais:

-Superintendência de Pirapora realiza primeiro Forpaz do Norte de Minas

- Fórum voltado à promoção da paz nas escolas deixa saldo positivo em Montes Claros