Prêmio reconhece experiências exitosas voltadas para Educação de Jovens e Adultos no Brasil
A Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, do município de Piraúba, na zona da mata mineira, foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para receber a Medalha Paulo Freire, que reconhece e estimula experiências educacionais voltadas para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e que articulam a continuidade dos estudos por meio de uma interface com o mundo do trabalho.
O MEC selecionou cinco projetos em todo o Brasil, e a escola Professora Francisca Pereira Rodrigues é a única instituição da rede estadual do país a ser selecionada, com seu projeto Economia Solidária, que desenvolveu durante todo o ano de 2012, atividades voltadas para o resgate da autoestima dos alunos, incentivando-os a buscar uma colocação no mercado de trabalho.
Foram desenvolvidas capacitações e oficinas de culinária, horta doméstica e jardinagem, além de artesanato, em aulas ministradas durante os finais de semana. Trabalhos voltados para as relações interpessoais no ambiente escolar e familiar foram igualmente priorizados nos encontros, realizados com a colaboração de voluntários locais, profissionais e especialistas. Diminuir a evasão escolar também era um dos objetivos do projeto Economia Solidária.
O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 de dezembro, por meio da portaria nº 73 do dia 26 de dezembro. Segundo a Coordenadora Geral de Educação de Jovens e Adultos Substituta do Ministério de Educação, Rosimere Rocha, “foi com imensa satisfação que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), por meio da Coordenação Geral de Educação de Jovens e Adultos (CGEJA) informamos o resultado da Medalha Paulo Freire Edição 2012. Oferecemos as nossas congratulações pela premiação e os agradecimentos pelo esforço do trabalho desenvolvido em prol da educação”.
O Ministério da Educação selecionou também, para a edição Medalha Paulo Freire 2012, experiências desenvolvidas pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (RO), da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP), da Secretaria Municipal de Maracanaú (CE) e da Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG). A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (AM) foi agraciada com uma menção honrosa.
Os projetos premiados ganharão uma medalha que será uma obra de arte produzida exclusivamente para a premiação. A data e o local da solenidade ainda não foram definidos.
Em dezembro, a Escola Estadual Escola Professora Francisca Pereira Rodrigues também se destacou ao reprentar o Brasil na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2012, na cidade de Lucknow, na Índia. Os alunos do ensino médio regular da escola Professora Francisca Pereira Rodrigues participaram da competição que tinha como objetivo envolver os estudantes em debates, testes de raciocínio lógico e atividades sobre conhecimentos científicos, ligados ao desenvolvimento de projetos na área de engenharia.