Objetivo é apresentar experiências bem sucedidas em gestão e orientar sobre a importância da participação no Prêmio Gestão Escolar

 Experiências bem sucedidas em gestão escolar estão sendo discutidas e apresentadas para mais de 100 educadores de escolas municipais e estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Monte Carmelo. “O ‘Intercâmbio Regional – Prêmio Gestão Escolar’ tem o objetivo de proporcionar a socialização de experiências bem sucedidas das escolas e também incentivar as instituições a participarem e compreenderem a importância do Prêmio Gestão Escolar”, ressalta a analista educacional e integrante da comissão regional do Prêmio Gestão Escolar, Maria Ireni Barbosa.

Durante o evento, foram realizadas palestras e apresentações culturais de estudantes de quatro escolas da jurisdição da Superintendência. Alguns diretores também apresentaram relatos de experiências bem sucedidas em gestão.  Como a diretora da Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, em Monte Carmelo, Simone Souza Resende Mundim. Em 2011, a gestora foi escolhida como destaque regional e durante o encontro contou como foi a experiência. “Eu apresentei o relato de experiências de um encontro que participei no município de Machado. Também falei da importância do prêmio para melhoria da escola, porque ao participar da iniciativa tivemos que fazer uma autoavaliação e ao fazer essa análise encontramos nossas fragilidades e tivemos a oportunidade de fazer um plano de melhoria para cada tipo de gestão, como a pedagógica e a administrativa”.

Educadores trocam experiências sobre gestão escolar em Monte Carmelo. Foto: Arquivo ACS/SEE

Escolas podem se inscrever para a edição 2012 do Prêmio Gestão Escolar

As inscrições para o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2012 podem ser feitas até o dia 1º de junho, pelo site www.consed.org.br/pge. Podem participar instituições de ensino de educação básica das redes públicas estaduais e municipais de todo o país. O objetivo do Prêmio é identificar e reconhecer escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão que estimulem a melhoria do seu desempenho e o sucesso da aprendizagem de seus alunos.Além de preencher os dossiês pela internet, as escolas também deverão entregá-los na Superintendência Regional de Ensino (SRE) a qual a escola pertence. A Comissão Regional/ SRE será responsável por selecionar a indicada que irá representar a jurisdição e encaminhar para a Secretaria de Estado de Educação que deve escolher a instituição que representará o Estado.

De acordo com o calendário do prêmio a divulgação das seis escolas finalistas deverá acontecer até o dia 03 de setembro. A viagem de intercâmbio para os Estados Unidos está prevista para outubro e o anúncio da Escola Referência Brasil, assim como a cerimônia nacional de premiação para o mês novembro.

Prêmio Gestão Escolar

O Gestão Escolar é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na educação básica pública. Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio escolhe seis finalistas, que concorrem ao título de “Referência Brasil”. Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.
A escola selecionada na etapa nacional recebe R$ 30 mil. As seis finalistas ganham R$ 10 mil cada uma. Já a premiação das escolas selecionadas como “Destaques Estaduais” será definida pela Secretaria de Estado de Educação.

Por meio de uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, aos diretores das escolas escolhidas como destaque nos estados e no Distrito Federal é oferecida uma viagem de intercâmbio, onde conhecem experiências de escolas públicas americanas.

Criado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Roberto Marinho, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social, da Fundação Victor Civita, da Gerdau e da Fundação SM.

Enviar para impressão