Diretores das escolas que se destacaram em gestão escolar em suas SREs participam de encontro para intercâmbio de experiência
Professores da rede estadual que foram indicados por uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) como destaques em gestão escolar terão a oportunidade de trocar as experiências exitosas que desenvolvem em suas instituições. Entre os dias 06 e 07 de dezembro, eles participaram do ‘Intercâmbio Estadual de Experiências em Gestão Escolar’, evento promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) que tem por objetivo promover a troca de experiências entre os educadores.
O encontro acontece na cidade de Machado, no sul de Minas, onde está localizada a Escola Estadual Pedro I. A escola foi escolhida, este ano, para representar o Estado no Prêmio Gestão Escolar, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que tem entre seus objetivos valorizar as escolas públicas e disseminar boas práticas gerenciais das escolas do Brasil. O prêmio leva em consideração critérios como gestão pedagógica, gestão de resultados educacionais, gestão participativa e gestão de recursos e serviços.
Durante o encontro os participantes terão a chance de visitar a Escola Estadual Pedro I e a Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, que foi a campeã do Prêmio Gestão Escolar, em 2009. Os educadores também terão a oportunidade de conhecer o que mudou na Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga, depois que a instituição foi indicada ao prêmio, é o que explica a diretora de Capacitação de Gestores, Edér Quintão Torres. “A diretora, Sandra Lima da Silva Soares, da escola irá apresentar os impactos do intercâmbio gestão escolar na rotina da escola. Ela vai falar o que mudou depois de ter sido indicada pelo estado e ter participado de diferentes intercâmbios”. Também participam do evento os coordenadores do prêmio das 47 SREs.

Prêmio Gestão Escolar
Prêmio Gestão Escolar, que é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), envolve escolas de todo o Brasil, das redes estadual e municipal. Entre os objetivos do prêmio está o de valorizar as escolas públicas, fortalecer ferramentas de gestão, além de disseminar boas práticas gerenciais das escolas do Brasil. Todo ano, são concedidos, em âmbito nacional, os prêmios Escola Destaque Estadual/Distrital; Escola Destaque Nacional e Escola Referência Brasil. A premiação de 2011 teve como base as ações realizadas em 2010.
Além de um diploma em cada uma das categorias, as escolas vencedoras do Gestão Escolar também recebem prêmios em dinheiro. Os valores variam entre R$6 mil e R$30 mil, de acordo com o prêmio. Os diretores das escolas também são premiados com uma viagem de intercâmbio de experiências.
Participação mineira
O estado de Minas Gerais costuma ter representantes na fase nacional do Prêmio Gestão Escolar. Em 2009, a escola vencedora em nível nacional era mineira. A Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí, levou o prêmio pela experiência em gestão do ano de 2008. No ano seguinte, a Escola Estadual Menino Jesus de Praga, da cidade de Caratinga, ficou entre as seis finalistas.