Estudantes da rede estadual de ensino  foram destaques em competições que envolveram diferentes disciplinas

Durante o ano de 2011, os estudantes mineiros participaram e se destacaram em diferentes competições. Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), por exemplo, a aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba, Maria Clara Mendes Silva, conquistou mais uma vez a premiação máxima. A estudante que coleciona vitórias faturou a medalha de ouro na Olimpíada.  Segundo Maria Clara a premiação veio para coroar o ano. “Fiquei muito feliz com os resultados que obtive em 2011, participei de muitas competições que auxiliaram no meu aprendizado e complementaram o que a escola ensinou”.

Durante o ano, Maria Clara conquistou medalhas em várias competições. Foto: Assessoria OBM

 Em 2011, Maria Clara também conquistou medalhas em competições internacionais. Na Olimpíada Ibero Americana de Matemática, realizada na cidade de San José, Costa Rica, a estudante faturou medalha de prata. Já na Olimpíada Internacional de Matemática, realizada na Holanda, Maria Clara conquistou medalha de bronze.  A estudante também ganhou em 2011 menção honrosa na Romanian Master in Mathematics, competição que convoca apenas os melhores países do mundo em competições que envolvam o raciocínio lógico.

Não é apenas na disciplina de Matemática que os estudantes da rede estadual de ensino se destacam, nos concursos de redação eles também dão um show de participação e de conquistas. O aluno do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Novo Horizonte, no município de Ataléia, Arthur Scárdua, foi o primeiro colocado no ‘5º Concurso de Desenho e Redação’, da Controladoria Geral da União (CGU). Arthur produziu uma redação na qual falava que todo o cidadão tem dois papéis fundamentais: o de votar e o de fiscalizar.

Após vencer concurso de redação, estudante da rede estadual participou de um intercâmbio no Paraguai. Foto: Arquivo Pessoal

Já o aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, Hernann Forattini de Macedo, foi dos seis estudantes brasileiros que venceu o Concurso Histórico Literário "Caminhos do Mercosul 2011” e ganhou como prêmio uma viagem para o Paraguai.

Para o estudante, que escreveu uma poesia de 13 páginas sobre o papel das mulheres na luta pela independência do Paraguai, o intercâmbio cultural serviu para que ele pudesse interagir com outras culturas. “A viagem foi muito linda, eu acabei aprendendo a falar espanhol e ensinei o português. A viagem também me ajudou na forma de diálogo, porque tive contato com todas as nações aprendi a cultura dele e eles aprenderam a minha”, afirma Hernann.

Os estudantes mineiros também foram destaque no concurso de redação ‘Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas’, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foram premiados 94 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas. Os alunos premiados receberam um notebook e vão ter suas redações publicadas em livro que será editado pela ALMG.

A equipe Blecaute Uai, formada por alunos de nove escolas da rede estadual de ensino, também se destacou durante este ano. A equipe se classificou participar do Torneio Nacional de Robótica, que está marcado para acontecer em março de 2012, em São Paulo.

Equipe de robótica participará em 2012 da etapa nacional do torneio. Foto: Arquivo Escola

Servidores da Secretaria de Estado de Educação também se destacaram em concursos

A professora de História, Geanne Paula de Oliveira Silva, conquistou o 1º lugar do Concurso de Monografias ‘Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011’. A educadora que integra o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo – Alto Paranaíba, concorreu com o trabalho ‘A revista e a propaganda: Ilustração Brasileira e o Estado Novo’. Em sua pesquisa, a docente analisou 104 edições da revista ‘Ilustração Brasileira’ e avaliou a propaganda do governo de Getúlio Vargas no período do Estado Novo. O prêmio oferecido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, destina-se a monografias realizadas a partir dos acervos bibliográficos e arquivísticos que se encontram na instituição.

Já os servidores da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio, Rilton Rocha Vindilino e Júlia Drumond Campos e Silva conquistaram o 3º lugar, na modalidade A, que contempla experiências e ideias inovadoras implementáveis, da 6ª edição do ‘Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais’. Com o projeto ‘Alunos em rede: Ambiente virtual de aprendizagem para alunos do Ensino Médio da rede estadual de educação’, projeto prevê a criação de uma ferramenta on-line em que os alunos do ensino médio da rede estadual possam ter contato com os outros estudantes e professores do sistema criando assim um ambiente complementar ao fornecido em sala de aula.

O analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei, Bruno de Sena Leocadio, também foi destaque no concurso organizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Ele conquistou menção honrosa na modalidade B, que é dedicada a experiências e iniciativas de sucesso implementadas ou em processo de implementação a partir de conhecimento e/ou experiências do servidor.

Leia Mais

- Aluno da rede estadual ganha concurso sobre os direitos e deveres do cidadão

- Estudantes que se destacaram em concurso de redação sobre os 300 anos do ciclo do ouro são premiados

- Coleção de medalhas marca trajetória escolar de aluna da rede estadual

- Estudante da rede estadual participará de Intercâmbio Cultural no Paraguai

- Servidores da Educação são destaque em prêmio promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão

- Equipe composta por estudantes da rede estadual conquista vaga no Torneio Nacional de Robótica