Conquista mais recente da estudante Maria Clara Mendes Silva é na Olimpíada Brasileira de Matemática
Neste dezembro de 2011, a estudante Maria Clara Mendes Silva, 17 anos, conclui o ensino médio na Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba – Triângulo Mineiro. Além das boas notas e do acúmulo de conhecimento adquirido, a estudante também coleciona títulos, em competições que envolvem sua disciplina favorita, a Matemática. A mais recente conquista veio este mês, com a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição reuniu mais 190 mil jovens estudantes e seus professores de escolas públicas e particulares.
“Fiquei muito feliz com a conquista, pois quando fiz a prova muitos alunos disseram que foram bem. Então, eu achei que por isso não tivesse me destacado tanto. Porém, veio o ouro e eu fiquei muito feliz com ele”, explica Maria Clara Mendes Silva.
Além da estudante Maria Clara, outros 10 alunos dos ensinos fundamental e médio de Minas Gerais foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática. A competição ainda destina uma categoria a estudantes universitários. Dentro desse grupo, o estado possui cinco representantes. A Olimpíada, realizada em três fases, contou este ano com a participação de 5,3 mil escolas das redes publicas e particulares.
Os alunos premiados receberão suas medalhas e certificados em janeiro de 2012, além de serem convidados para participar do processo de seleção para formar as equipes que representarão o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
Maria Clara já teve essa experiência por algumas vezes em 2011. No mês de julho, a estudante participou da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada na Holanda. Em setembro, a estudante foi um dos representantes brasileiros na Olimpíada Iberoamericana de Matemática, na Costa Rica. “Foram experiências muito interessantes, pois você conhece pessoas de vários lugares do mundo e todas elas t
êm o mesmo gosto que você, que é o interesse pela Matemática”, lembra.
Para 2012, a palavra de ordem de Maria Clara é preparação. Além das competições de Matemática que podem surgir no próximo ano, a estudante quer se prepara para o vestibular. “Quero fazer um cursinho e me preparar bem para o vestibular no final do ano. Não quis tentar este ano, porque ainda não escolhi a carreira que quero seguir. Provavelmente será algo relacionado à Matemática”, adianta a estudante.
Currículo
Com números invejáveis, a estudante já coleciona quase 30 medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais que envolvem a área das exatas. Além da OBM, a estudante de Pirajuba também conquistou medalhas em competições como: a Olimpíada de
Matemática do Triângulo Mineiro (2006); Olimpíada Mineira de Matemática (2007, 2009 e 2010); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010); Jogos Escolares de Minas Gerais – Xadrez (2007); Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (2009); Competição Russa ‘Torneio das Cidades’ (2009); Olimpíada de matemática do Pacífico Asiático (2010); Olimpíada de Matemática do Cone Sul (2010); Romanian Master in Mathematics (2011); Olimpíada Ibero Americana de Matemática (2011) e a Olimpíada Internacional de Matemática, na Holanda (2011).
OBM
A Olimpíada Brasileira de Matemática é destinada a estudantes da educação básica e ensino superior. Realizada desde 1979, a competição busca estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país e identificar talentos entre os participantes. A competição é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).