Atividades são desenvolvidas com estudantes das escolas que servem como alojamento durante a semana de competições
O ‘clima’ dos Jogos Escolares de Minas Gerais invadiu mesmo a cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Além dos mais de quatro mil atletas que circulam pelas ruas da cidade com destino aos locais das competições, as salas de aula também resolveram trabalhar os jogos. O projeto partiu da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora e é desenvolvido nas 26 escolas estaduais que servem de alojamento para os estudantes durante o período de realização da última etapa da competição que vai até o próximo sábado.
O foco é atingir a todos os alunos da educação básica. Para isto, a SRE de Juiz de Fora elaborou um conjunto de ações para cada nível de ensino. “Os Jemg despertam muitos conhecimentos, pois você pode aprender sobre as modalidades esportivas e até mesmo sobre a Educação Física durantes das competições”, avalia a analista educacional e uma das coordenadoras regionais dos Jemg, Lívia Schubert.
Ações por nível de ensino
Com os alunos da educação infantil são realizadas leituras e exibição de vídeos sobre esportes. Como os repórteres, eles também fazem entrevistas com os pais sobre a importância da prática esportiva. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o trabalho discute a ética, o meio ambiente e a diversidade cultural. Por meio de cartazes e faixas os estudantes enfeitaram as escolas para dar boas-vindas aos atletas das diversas regiões do estado.
Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, o trabalho é desenvolvido dentro das áreas de conhecimento. Na Língua Portuguesa, os estudantes fazem uma pesquisa sobre as modalidades do esporte. Em História, uma das ações é traçar uma linha do tempo dos Jogos Escolares. Na Sociologia, o marketing esportivo é o tema da vez. Ações do Atletismo, como a velocidade e os lançamentos fazem parte dos estudos na Física. A Matemática se utiliza das tabelas dos jogos e do ranking dos artilheiros. O dopping e a alimentação dos atletas são assuntos da Química. Na Biologia, o destaque está para o condicionamento físico e a saúde mental. Em Geografia, os aspectos físicos e econômicos dos municípios participantes são trabalhados com os alunos. O estudo de alguns termos é feito nas aulas de inglês. A Arte está na decoração com as mensagens de boas-vindas. A mente sã em corpo são virou assunto nas aulas de Filosofia. Já a organização das torcidas ficou por conta das aulas de Educação Física.
Semana de Jogos
Nesta semana em que se realizam os jogos da fase estadual da competição, os alunos que estudam nas escolas que funcionam como alojamento não terão aula, mas parte das ações do projeto serão executadas em casa, pois na semana seguinte às competições, os estudantes vão dar continuidade aos trabalhos, com a apresentação de um portfólio. “Esses estudos serão apresentados à analista educacional e à inspetora escolar de cada escola para que seja feita uma análise deles. O resultado desse projeto será encaminhado à coordenação dos jogos na SRE”, completa a analista educacional, Lívia Schubert.
Leia mais:
Jemg: Cerimônia de abertura marca oficialmente o início dos Jogos Escolares
Jemg: Escolas estaduais são maioria na última fase dos Jogos Escolares 2011
Jemg: De estudantes para estudantes
Jemg: segunda-feira é marcada por credenciamento de equipes de estudantes
Jemg: Guia turístico de Juiz de Fora é distribuído às coordenações regionais dos Jogos Escolares