Mais de quatro mil estudantes de escolas públicas e particulares participam das competições até o próximo sábado

Quem passou pelo estádio municipal de Juiz de Fora na noite de ontem teve a oportunidade de encontrar as várias Minas Gerais em um mesmo lugar. Estudantes de escolas públicas e particulares participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). São atletas de 679 escolas distribuídas em 187 municípios do estado que se classificaram para a última etapa dos Jemg. Além do desfile das delegações, a cerimônia teve como trilha sonora um repertório que variava do erudito ao popular apresentado pelo Conservatório Estadual de Música Haydee França, da cidade anfitriã. “É uma ocasião que o principal público são jovens, por isso fizemos essa mistura”, explicou a professora do Conservatório, Lercy Aylce de Almeida Cyrino.

Grupo do Conservatório de juiz de Fora se apresenta na abertura dos jogos. Foto: Hudson MenezesEm um misto de sertanejo, temas de filmes e clássicos do esporte, o Grupo Instrumental Cyrino conseguiu agitar os presentes, entre populares e autoridades. “Recebemos um convite da Secretaria de Educação para participar deste dia. Ficamos honrado, porque é através do esporte, assim como da música, que nossos alunos aprendem a ter sensibilidade, disciplina, o que é bom para os estudos”, acredita a professora. A animação também contou com a participação de um mascote que representa a ‘Capivara’, animal típico da Zona da Mata, local em que situa a Tocha marca o início das competições. Foto: Hudson Menezescidade sede da competição.

A expectativa de bons jogos e a acolhida da cidade para os Jemg foram registradas nas palavras da diretora da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Maura Couto Gaio. “Para a cidade é um evento de grande significado, pois reúne alunos de várias regiões do estado. Com o esporte sendo um conteúdo da Educação Física, eu acredito estar no contexto escolar o trabalho de valores como a cooperação que é importante para a formação cidadã dos alunos”, avalia a diretora da SRE de Juiz de Fora.

Com a tocha acesa foi declarado o início oficial da última fase dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Para os estudantes a semana representa um momento de empenho, dedicação e de colher resultados. Adriana da Silva Souza é aluna da Escola Estadual Joaquim Maurício de AzeEstudantes e mascote fazem a festa na Cerimônia de Abertura dos Jemg. Foto: Hudson Menezesvedo, em Janaúba, Região do Norte de Minas, e vai disputar no Atletismo, a categoria revezamento. “Espero ganhar, ir longe, mas o mais importante é participar dessa festa que são os jogos”, comenta a estudante de 14 anos.

Já Taís Kely Marques de Freitas, aluna da Escola Estadual Engenheiro Enrique Dumont, em Santos Dumont, na Zona da Mata, confessa estar ansiosa para as competições. “É a primeira vez que participo. A expectativa é grande e estou muito confiante”, conta a estudante que também participará do Atletismo na categoria revezamento.

Números até a etapa estadual

Cerca de 160 mil estudantes se inscreveram para participar da edição de 2011 dos Jogos Escolares de Minas Gerais. São alunos de 683 municípios, o que representa, aproximadamente, 80% da adesão dos municípios mineiros. Da última fase da competição, participam mais de quatro mil atletas, de 187 municípios. São alunos de 673 escolas, sendo 379 da rede estadual.

Leia mais:

Jemg: Escolas estaduais são maioria na última fase dos Jogos Escolares 2011

Jemg: De estudantes para estudantes

Jemg: segunda-feira é marcada por credenciamento de equipes de estudantes

Jemg: Guia turístico de Juiz de Fora é distribuído às coordenações regionais dos Jogos Escolares