Até o fim de agosto 480 especialistas devem ser selecionados para  o acompanhamento dos alunos dos anos finais do ensino fundamental

Com a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os anos finais do ensino fundamental, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) já estão formando as equipes regionais. Nas superintendências de Coronel Fabriciano e Patrocínio, por exemplo, as equipes já estão definidas. No momento, essas regionais da Secretaria desenvolvem a capacitação dos profissionais para que tenham início as atividades.  Até o final de agosto, a expectativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é que todas as 47 equipes estejam formadas, com um total de 480 especialistas.

Novos especialistas do PIP se capacitam em Coronel Fabriciano. Foto: Arquivo da SRENesta quarta-feira (03/08), a Superintendência de Coronel Fabriciano, Vale do Aço, realiza um encontro com os dez educadores que vão atuar no acompanhamento dos estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. O momento é uma oportunidade para esses especialistas nas áreas dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) apresentarem seus estudos sobre os conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna– Inglês, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e Arte. Os CBCs dão as diretrizes pedagógicas que devem ser trabalhadas com os alunos do 6º ao 9º anos.


“Formamos nossa equipe no mês de junho. Nesse meio tempo os educadores estudaram os CBCs e hoje apresentam para os colegas que já fazem a intervenção com os anos iniciais do ensino fundamental e os que vão começar as atividades com os anos finais”, explica supervisora Regional da Educação, Marília Mendes Louzada de Melo. Ela ainda destaca que esse momento de socialização entre os integrantes do PIP é importante porque o Programa deve ser entendido com uma ação em prol do ensino fundamental nas escolas mineiras. “Os analistas que atuam nos anos iniciais devem entender um pouco do CBC e da mesma forma, os especialistas que vão atuar nos anos finais, devem compreender alfabetização eEspecialista do PIP devem apoiar redes municipais também nos anos finais do ensino fundamental. Foto: Arquivo da SRE letramento, principalmente, porque temos muitas escolas que ofertam todo o ensino fundamental’, completa.

A SRE de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, também realiza uma capacitação com os especialistas do CBCs até sexta-feira (05/08). Eles fazem estudos sobre o papel do analista na escola. Na Superintendência são oito educadores que vão atuar na expansão do PIP.  

Com esse novo passo no trabalho de acompanhamento das escolas, o PIP passa a auxiliar nas ações pedagógicas de 33 escolas estaduais presentes nos sete municípios da jurisdição da SRE. As 68 escolas das redes municipais também receberão o acompanhamento do PIP. “No momento, a nova equipe está na fase de estudos e de elaboração das primeiras ações, mas também temos o interesse de formar parceria com as redes municipais, como foi feito com os anos iniciais”, explica a coordenadora do PIP na SRE de Patrocínio, Maria Goretti Teresinha dos Anjos e Santos.


Na semana que vem as ações do Programa voltam a se intensificar dentro das Superintendências, com a visita da equipe do órgão central.

Lei mais:

(03/08/11) Equipe do PIP visita as 47 Superintendências na próxima semana
(06/07/11) Especial: Planejamento garante evolução da educação mineira nos anos iniciais do ensino fundamental

Enviar para impressão