Cerca de 100 educadores serão orientados sobre a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica nas escolas estaduais

A Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba realiza hoje (07/04) o ‘III Encontro Gerencial de 2011’. Na ocasião, cerca de 120 educadores entre diretores, vices e especialistas vão receber as primeiras orientações sobre a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os anos finais do ensino fundamental. O Encontro é realizado na Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.

O acompanhamento dos alunos dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental pelo PIP começa no segundo semestre de 2011. No Encontro, a diretora da SRE Ituiutaba, Ises Maria Gomes Cintra, repassa as primeiras discussões sobre o tema aos educadores das 20 escolas estaduais da SRE que atendem aos alunos dos anos finais. “Vamos capacitar gestores e especialistas para o desempenho de suas funções. É importante que essas primeiras orientações cheguem, em tempo hábil, às escolas para que elas tenham conhecimento do trabalho de acompanhamento que será feito posteriormente”, explica a diretora.

A Escola Estadual Rotary, em Ituiutaba possui cerca de 550 alunos de todos os anos do ensino fundamental. Para a diretora da escola, Jane de Almeida Silva, a expansão do programa vai proporcionar que o bom desempenho dos estudantes ocorra em todos os anos do ensino fundamental. “É muito importante esta expansão, porque os anos finais ainda enfrentam certa defasagem no cumprimento de suas metas. O Programa de Intervenção Pedagógica vai auxiliar nesse acompanhamento dos estudantes”.

Avaliação e Projeções

Durante o ‘III Encontro Gerencial de 2011’, os diretores também receberão os resultados de suas escolas no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2010. As metas para o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) para os próximos quatro anos, apresentadas em março, no ‘Encontro da Equipe Regional e dos Professores do 1º e 2º Ano do Ciclo da Alfabetização’.

Acompanhamento na escola

O Programa de Intervenção Pedagógica existe desde 2006 para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.  O PIP utiliza os resultados das avaliações do Proalfa e as avaliações internas das escolas para definir as mudanças necessárias nas escolas do estado. A partir dos resultados nas avaliações, as escolas definem mudanças na proposta pedagógica visando melhorar o desempenho dos alunos. O trabalho de intervenção pedagógica é realizado pelos professores, com o auxílio de educadores do órgão central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).