Evento reunirá 600 educadores do Órgão Central, Superintendências Regionais de Ensino e escolas estaduais
A Secretaria de Estado de Educação realiza entre os dias 23 e 25 de março de 2011, o ‘Encontro da Equipe Regional e dos Professores do 1º e 2º Ano do Ciclo da Alfabetização’. Com o objetivo de capacitar os professores dos anos iniciais, o Encontro vai contar com a participação dos diretores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), além de educadores do Órgão Central, das SREs e de escolas estaduais. Marcado por uma série de palestras e oficinas com temas que envolvem os anos iniciais do ensino fundamental, o evento acontece entre às 8h e 17h no Ouro Minas Palace Hotel, na Avenida Cristiano Machado, nº 4001, em Belo Horizonte.
Durante os três dias, cerca de 300 professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental vão participar de oficinas de: Alfabetização e Letramento; Matemática nos Ciclo da Alfabetização e o uso do Guia do Alfabetizador fornecido pela SEE para auxiliar o professor na sala de aula. “A alfabetização só vai se consolidar ao final do terceiro ano, se os professores do primeiro e segundo anos fizerem em sala de aula o que foi planejado para esses anos de ensino”, explica a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt. Ela ainda destaca que os professores que participarão das oficinas vão atuar em caráter multiplicador, ou seja, juntamente com educadores das SREs, vão repassar os temas das oficinas a outros educadores de escolas estaduais.
No primeiro dia do encontro, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, vai falar sobre as prioridades da educação mineira para a gestão 2011-2014 e como o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) pode contribuir para a execução dessas prioridades. A secretária-adjunta, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro, vai apresentar as metas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) para o período de 2011 a 2014 e o papel dos educadores para o cumprimento dessas metas e nos avanços entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As primeiras ideias da Escola de Formação que visa à capacitação dos educadores também serão apresentadas na ocasião.
Outros temas - Paralelo à capacitação dos professores, a SEE vai discutir outros temas relacionados à educação básica. No dia 23/03 serão apresentados aos diretores das SREs, diretores educacionais e coordenadores do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), os resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2010. O exame avalia estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática.
Os educadores também serão orientados sobre a realização do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). A prova avalia os alunos do primeiro ano do ensino médio e auxilia os professores na montagem das atividades escolares no decorrer do ano letivo. O Proeb e o PAAE, assim como o Proalfa, integram o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave).
Na ocasião, as competências e a nova estrutura da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica também serão apresentadas no Encontro. Responsável pela área pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, a Subsecretaria passa a atuar em cinco áreas: Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio, Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Superintendência de Educação Profissional e Superintendência de Organização e Atendimento Escolar.