Após a capacitação, os servidores das equipes regionais de ensino vão repassar às escolas da rede estadual os assuntos discutidos
As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) começam, a partir de hoje (31/03), a capacitar as equipes regionais sobre diversos temas que permeiam o universo da educação no ensino fundamental. O trabalho será realizado em cada SRE. A expectativa é que sejam capacitados 1.510 educadores, entre analistas e inspetores escolares. Na ocasião serão discutidos o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, oficinas para o ensino da língua portuguesa e da matemática aos alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, os resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) 2010 e a nova estrutura da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica.
Na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, cerca de 20 analistas participam das oficinas com foco na alfabetização. Em um primeiro momento, eles trabalham a parte teórica que envolve o processo de alfabetização. Em seguida, os educadores realizam atividades práticas que auxiliam o ensino da língua portuguesa e da matemática a estudantes dos anos iniciais.
“Após a capacitação, orientaremos os professores a trabalhar com o concreto em sala de aula. Um exemplo pode ser a Matemática. Utilizando figuras geométricas eles trabalham formas, medidas, cor e tamanho. Esses assuntos fazem parte da matriz curricular para a disciplina”, explica a supervisora Pedagógica da SRE Metropolitana B, Cláudia Márcia Pereira.

Em língua portuguesa, os educadores vão discutir formas de trabalhar capacidades, como leitura e escrita, com os alunos do ciclo da alfabetização. “Os educadores vão aprender formas de introduzir, desenvolver, consolidar e avaliar suas práticas de ensino e aprendizado do aluno.
Os demais conteúdos curriculares do ciclo da alfabetização, como história, geografia e ciências, também serão discutidos na capacitação. O encontro quer fazer com que os educadores repensem a forma de trabalhar em sala de aula. E é com este objetivo que a SRE Metropolitana B realiza, entre os dias 11 e 20 de abril, um encontro com professores do 1º e 2º anos do ensino fundamental de escolas estaduais e representantes das redes municipais.
Efeito multiplicador
A capacitação para educadores do ensino fundamental têm efeito multiplicador. Os educadores que participaram do ‘Encontro da Equipe Regional e dos Professores do 1º e 2º Ano do Ciclo da Alfabetização’ repassam no primeiro momento os assuntos discutidos no encontro para os servidores das Superintendências Regionais de Ensino. O objetivo é que as orientações cheguem a 19.700 especialistas e educadores da rede estadual para que sejam aprimoradas as práticas de ensino nas salas de aula. O ‘Encontro da Equipe Regional e dos Professores do 1º e 2º Ano do Ciclo da Alfabetização’ foi realizado entre os dias 23 e 25 de Março de 2011.