Representantes das Superintendências Regionais de Ensino se capacitam para buscar formas diferenciadas do ensino da Matemática
Durante esta sexta-feira (25/03), cerca de 40 professores da rede estadual e analistas de ensino das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participaram de uma série de oficinas pedagógicas. Na capacitação foi discutida a importância de desenvolver os conteúdos curriculares do Ciclo de Alfabetização de formas diferenciadas. As atividades foram desenvolvidas no ‘Encontro da Equipe Regional e dos Professores do 1º e 2º Ano do Ciclo da Alfabetização’, que aconteceu no Hotel Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.
Uma das oficinas trabalhou o ensino da Matemática para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Intitulada ‘A Educação Matemática no Ciclo da Alfabetização: Orientação para a prática de sala de aula’, a oficina tem como objetivo convidar o professor a uma mudança de postura em sala de aula. “Os alunos precisam aprender o conteúdo não apenas da forma tradicional. A resolução de problemas deve ser ensinada de forma lúdica, pois assim eles têm mais facilidade em contextualizar o ensino com a vida”, explicou a Analista Educacional e coordenadora da oficina, Janete Cilene Betônico Silva.

Durante a capacitação, os educadores foram divididos em grupos e cada equipe recebeu um caderno contendo instruções sobre os diversos jogos que foram trabalhados durante o encontro. Entre as atividades práticas discutidas está a sequenciação. Os professores trabalham nessa atividade com formas geométricas de diferentes cores. Eles devem orientar aos alunos a montarem, por exemplo, uma casinha que tenha uma porta quadrada amarela e um telhado triangular azul. “Essa atividade trabalha no estudante a sequenciação lógica, calculo mental, cores e formas”, afirma a Analista Educacional.
A supervisora da Divisão de Equipe Pedagógica da SRE de Caxambu, Alessandra de Castro Faria, ressaltou a importância da capacitação: “Essa oficina de Matemática é muito importante porque desenvolve conceitos matemáticos de forma lúdica e prazerosa, desafiando o aluno a aprender. Além disso, ao unir teoria e prática, podemos acompanhar o desenvolvimento do aluno ao observar as estratégias que eles utilizam para resolução de um problema, ou seja, como ele aprende”.
Efeito Multiplicador - A capacitação em Matemática contou com representantes das SREs de Caratinga, Manhuaçu, Monte Carmelo, Patos de Minas, Divinópolis, Barbacena, Araçuaí e Caxambu. Eles serão os responsáveis por repassar o que aprenderam às escolas de suas SREs.