Projeto “Recital de Poesias” chega a sua 26ª Edição. Iniciativa reúne, poesia, dança e teatro

Há 26 anos, a Escola Estadual Menino Jesus de Praga, em Caratinga, promove o projeto “Recital de Poesias”, destinado a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Referência para a escola e para a comunidade, a iniciativa considera possível a construção de um ambiente escolar que traga à tona o potencial poético em cada criança. Aliada ao dom das letras, a proposta abrange também outras áreas das artes, como teatro e dança.

Segundo os organizadores e produtores, o projeto contribui para aproximar os alunos do texto poético e para o desenvolvimento da expressão oral. Ele enriquece e desenvolve a leitura, a capacidade de declamar com ritmo, entonação e postura adequadas, estimula a imaginação e a criatividade, “favorecendo a competição saudável, visando a elevação da autoestima positiva da criança”.

O evento acontece há 26 anos em Caratinga. Foto: Arquivo da Escola

O projeto acontece em três etapas. A primeira ocorre nas salas de aula, quando os alunos das 26 turmas, de 1º ao 5º ano no Ensino Fundamental, são convidados a participar. A partir daí, é constituída uma comissão com especialistas educacionais e professores eventuais ou em ajustamento funcional, que fazem a primeira seleção dos trabalhos observando critérios como: se o texto e a construção estão de acordo com a faixa etária, entonação, expressão e criatividade.

Os selecionados são remetidos à comissão formada por educadores aposentados, representantes da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga (SRE) e da Secretaria Municipal de Educação, que seleciona os escolhidos para a próxima etapa, durante apresentação dos poemas no pátio da escola. Os alunos selecionados do 1º ano encerram a participação nessa etapa, sendo premiados na final geral. Oito concorrentes, quatro do 2º e quatro do 3º ano, passam à etapa final, e o mesmo critério é válido para os alunos do 4º e 5º anos.

O teatro teve como tema a inclusão. Foto: Arquivo da Escola

Premiação

Os três primeiros colocados recebem troféus e medalhas. Neste ano, segundo a professora de educação física, Melissa Alves de Campos Moutim, foi convidada a atriz e produtora de teatro Bia Mussi, que “ao final do concurso, ofereceu bolsas completas e parciais para o curso de teatro que acontece na Casa de Cultura, Casarão das Artes, de Caratinga”.

A premiação acontece em espaço aberto aos pais, alunos e comunidade em geral, e é enriquecida com outras atividades artísticas, como o teatro e a dança. Neste ano, a peça teatral escolhida foi “A borboleta sem asa”, uma criação, segundo Melissa, reproduzida da produção da TV Ratimbum, onde os atores mirins dublam as personagens. O tema trata da discriminação, intolerância e inclusão de crianças portadoras de deficiência.

Segundo a vice-diretora da escola Ivone Laurieves Miranda, o “ Recital de Poesias” já está incorporado ao calendário de atividades e sua expansão para outras manifestações artísticas é um atestado de seu sucesso. A premiação aconteceu no dia 1º de outubro e contou com apresentação do grupo de balé da escola, seguida do teatro. “A peça teve a colaboração das professoras em uso de biblioteca Primejaneri Assis Gomes Alves e Renata Cristina Rocha Ferreira, que cuidaram da produção, montagem e acessórios”, relata Ivone.

A poesia já faz parte do calendário escolar da EE Menino Jesus de Praga. Foto: Arquivo da Escola

A poetisa premiada foi Taísla Monteiro Pereira, de 9 anos, do 4º ano, com o poema “Vaca Estrela e o boi Fubá”. “Me achei privilegiada, já que recebi o primeiro lugar também no ano passado. Meu poema fala sobre a dificuldade de sobrevivência da vaca Estrela e o Boi fubá, em meio a seca no Nordeste”.

A atriz que representou Baby, a borboleta sem asa, na apresentação teatral, ganhou bolsa integral para o curso de teatro do centro cultural. “Foi muito emocionante ficar no palco com todo mundo me olhando. Já tenho um novo papel no curso que estou fazendo. Serei a narradora da peça ‘A casa de vovó Ofélia’”, comenta ela.

Teatro

Sobre o teatro, a professora Melissa Alves de Campos Moutim diz que a memorização do texto é importante para que se tome consciência dos significados das falas e do texto como um todo. “A partir daí, começamos a evidenciar as ações das personagens no espaço de representação, relacionando-as umas com as outras e com os objetos de cena. Passamos então para a inclusão da trilha musical e das coreografias que irão compor a peça”.

Durante todo período de ensaio, cada participante é observado e sua atuação é discutida no sentido de melhorar cada vez mais a atuação. “Ouvimos, também, as sugestões dadas pelos demais participantes e, muitas vezes, modificamos a performance em função delas”, relata Melissa.

A definição do figurino é feita mediante pesquisa e o cenário é o mesmo utilizado para o Recital de Poesias, pois a peça é apresentada neste dia.

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