Durante evento foi lançado o livro “Brasil: Uma biografia. Caderno de Atividades”

Em comemoração ao Dia do Professor (15/10), a Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) abriu suas portas, nesta terça-feira (18/10), para o II Encontro Educadores pela Liberdade. O evento foi aberto pela secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, com a troca de saberes entre professores de História, Filosofia, Sociologia e Artes das escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas A, B e C, gestores das 47 SREs e do órgão central e educadores convidados.

Na parte da manhã, foi lançado e distribuído entre os presentes o livro “Brasil: Uma biografia. Caderno de Atividades”, publicado pela Editora Companhia das Letras, de autoria da professora Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e da professora Lilia Moritz Shwarcz, do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP).
Abrindo os trabalhos, a secretária Macaé Evaristo falou da importância do encontro “num momento de tantas dúvidas pairando sobre a Educação no Brasil” e do significado de se realizar um evento em comemoração ao Dia dos Professores em um espaço tão significativo para a educação e pelas lutas democráticas. Macaé saudou os presentes reafirmando a necessidade de se discutir medidas que levam ao retrocesso em relação aos avanços resultantes de anos de lutas pela Educação democrática, pública e universal.

O encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual Central. Fotos: Reinaldo Soares/ACS-SEE

O encontro contou com uma mesa de debates com a participação da secretária Macaé e as autoras do livro, que falaram sobre a obra “a ser avaliada pelos educadores”. Para Heloísa Starling é muito significativo comemorar “nosso dia no cenário de dúvidas e preocupações”. A professora salientou que ao conceber a ideia de escrever um livro que levasse a “história para além da universidade”, o objetivo era de oferecer aos professores um conjunto de ferramentas a serem utilizadas dentro da sala de aula. “Pensamos linguagens da imaginação que permitissem trazer à cena aquilo que não é visto facilmente, que levantassem possibilidades e esperanças”, declarou. Starling lembrou que “as situações de crise permitem mudanças que abrem outros caminhos. A história é ingovernável, mas podemos aprender com o passado”.

O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual Gov. Milton Campos (Estadual Central). Foto: Reinaldo Soares/ACS-SEE

Lilia Moritz falou sobre a obra, as pesquisas da história da biografia do Brasil, estudada mesmo antes da chegada dos colonizadores. Demonstrou as diversas linguagens contidas na obra e exortou os presentes a “lerem, pensar e repensar, sugerir e aproveitar ferramentas de aprendizado da nossa história”. Após a fala da secretária e das autoras, foi aberto um debate com perguntas aos palestrantes discorrendo sobre temáticas sobre a situação do ensino e da política nacional e no estado.

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