Inciativa é uma parceria das Superintendências Regionais de Ensino de São João Del Rei e Barbacena com a Universidade Federal de São João Del Rei

 

A partir do próximo semestre, os educadores da rede estadual de ensino contarão com o ‘Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral’. A iniciativa será oferecida a 120 participantes das Superintendências Regionais de Ensino de São João Del Rei e Barbacena, que oferecem as atividades de educação integral a seus estudantes. O curso é uma parceria com o Observatório da Educação Integral da Universidade Federal de São João Del Rei e será ofertado entre os meses de agosto e dezembro.

Para a diretora Educacional da SRE de São João Del Rei, Adriana Leitão, o curso vai contribuir para os educadores repensarem as ações de educação integral em suas escolas. “Queremos dar uma nova roupagem à educação integral com um enfoque mais inclusivo. É uma forma de repensar o tempo que o aluno fica a mais na escola e os conteúdos que devem ser trabalhados com ele”, destaca.

A ideia da educação integral como um espaço para a formação cidadã do aluno é reforçada pela diretora Educacional da SRE de Barbacena, Maria Thereza Antunes Fortes de Menezes Fróis. “Temos que assegurar a apropriação de aptidões e competências essenciais à vida pessoal e social dos nossos alunos, enquanto sujeitos protagonistas na condução e desenvolvimento da experiência e consolidação de saberes”, ressalta.

Entre os objetivos do curso estão: contribuir para qualificação das práticas desenvolvidas nas escolas e na articulação entre educação, cultura e proteção social; e a promover processo formativo que valorize a diversidade cultural, reconheça as desigualdades de oportunidades educacionais e contribua com a participação social.

Com carga horária de 180 horas, o curso será realizado no período de agosto a dezembro, no Campus da Universidade de São João Del Rei. Durante esses meses, os educadores participarão por áreas que contemplam os temas: ‘Acompanhamento Pedagógico’, ‘Artes’, ‘Educação Física’, ‘Educomunicação e Tecnologias’, ‘Música’ e ‘Teatro’. “Essa visão de educação integral nãocontempla apenas o tempo integral, mas a necessidade de formar integralmente. A discussão do curso não vai estar isolada das demandas da escola, e vai priorizar uma nova relação com o sujeito que a escola atende”, explica o coordenador do curso e professor da UFSJ, Levindo Diniz Carvalho. 

O curso também contará com uma formação voltada aos gestores das 14 escolas estaduais que ofertam atividades de educação integral. “Saímos da ideia de tempo integral para a perspectiva de educação integral que é mais abrangente e dialoga com o interesse do estudante. Então, a formação dos diretores de escola será mais voltada à gestão democrática e participativa”, explica a coordenadora da iniciativa na Secretaria de Estado de Educação, Rogéria Figueiredo.  

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