Escolas mineiras desenvolvem projetos para os diferentes níveis de escolaridades a partir das obras do escritor

Responsável por personagens que habitam as histórias da literatura infantil e o imaginário de muitas crianças, Monteiro Lobato é um escritor que tem presença garantida nas salas de aulas mineiras. Suas obras que trazem as aventuras de Emília e a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo são ponto de partida para vários projetos. Na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, será comemorado os 132 anos do nascimento desse escritor paulista que deixou como legado sua história de vida, obras e contribuições para a literatura. No Brasil, a data foi escolhida para comemorar o “Dia Nacional do Livro Infantil”.

No sudoeste de Minas, o escritor é lembrado a partir do projeto “Autores e Escritores” desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Carvalho Brito, no município de Guaranésia. Na iniciativa cada turma adota um autor realizando uma pesquisa sobre a vida e a obra do escritor escolhido.

Alunos da Escola Estadual Carvalho Brito, em Guaranésia, durante a culminância do projeto "Autores e Escritores", em 2013. Crédito:Carla Delorenzo Nardi / diretora

Na turma da professora Fernanda Carolina da Silva Souza, os estudos sobre Monteiro Lobato começaram em março e só terminarão em novembro, com o encerramento do projeto. “As crianças de hoje estão muito ligadas ao mundo tecnológico que, muitas das vezes, oferece tudo pronto. Já Monteiro Lobato tem histórias que despertam a imaginação das crianças. É esse pensar que busco para os meus alunos”, justifica a professora.

Os alunos iniciaram os estudos pesquisando sobre a vida do escritor que nasceu na cidade de Taubaté e foi alfabetizado pela própria mãe. Adulto, José Monteiro Lobato iniciou sua produção literária com obras como o conto “Ideias de Jeca Tatu” e “Urupês”, ambos de 1918. Entre os personagens de destaque de suas obras está o Jeca Tatu que retrata a imagem do caipira brasileiro.

Para o estudante Vinícius Ferreira Navarro Correa, de 09 anos, o destaque da literatura do escritor fica por conta das aventuras dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. “Eu gosto muito do Pedrinho, porque sou parecido com ele que é esperto e inteligente”, explica o aluno do 5º ano do ensino fundamental.

Alunos da Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, em Patos de Minas, durante atividades do projeto "Nas trilhas do saber – Um tributo a Monteiro Lobato". Crédito: Arquivo da Escola

Na Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, em Patos de Minas, a magia das obras do autor estão sendo estudadas nas aulas de Filosofia. Até o mês de maio, quando acontece a culminância do projeto ‘Nas trilhas do saber – Um tributo a Monteiro Lobato’, os alunos do ensino médio estão debatendo os desafios enfrentados durante essa fase da vida com a seguinte questão filosófica: ‘qual é o sentido da vida?’.

“As discussões estão sendo feitas a partir da leitura do livro ‘Em Memórias de Emília, de Monteiro Lobato, tendo como base as pesquisas que os alunos estão fazendo na internet, em jornais e revistas. Com os alunos do 1º ano do ensino médio, por exemplo, as novidades são as novas disciplinas e até mesmo o Reinventando o Ensino Médio. Com os alunos do 2º ano, estamos discutindo o papel da escola na vida do aluno. Já no 3º ano, o foco é o mercado de trabalho, faculdade, entre outros”, conta o professor de Filosofia e coordenador do projeto, Lindomar Lelis da Silva.

A estudante do 1º ano do ensino médio, Sarah Soares Rodrigues, ressalta a importância de trabalhar um autor brasileiro durante as aulas. “Monteiro Lobato é um autor brasileiro e estudá-lo é muito bom. Podemos fazer comparações com a nossa vida e apresenta uma cultura próxima da nossa realidade”.

Confira abaixo algumas fotos dos projetos desenvolvidos pelas escolas estaduais "Carvalho Brito" e "Professor Antônio Dias Maciel":

Além das páginas

José Monteiro Lobato também era formado em Direito e chegou a atuar como promotor público. Ele deixou o ofício quando recebeu uma herança do avô e se tornou fazendeiro. O escrito faleceu em 1948 devido a problemas cardíacos.

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