Reunião teve como foco  troca de experiências na área da educação profissional  

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) com foco na educação profissional têm atraído a atenção do Governo Australiano. Nesta quarta-feira (04-09), uma comitiva composta por australianos do setor educacional e empresarial do estado de Queensland, na Austrália, participou de uma reunião na Secretaria que teve o objetivo de explorar possibilidades de parcerias.

“Essa foi a continuidade de outras duas agendas que tivemos com os representantes de Queensland, na Austrália, e já havíamos delimitado que a área de cooperação seria a educação profissional. Eles têm programas voltados para o ensino médio muito fortes nessa área”, ressaltou a secretaria Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.

Reunião foi realizada nesta quarta-feira. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Iniciativas como o Programa de Educação Profissional, da Secretaria de Estado de Educação; o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal que em Minas Gerais é coordenado pela SEE; e o Brasil Profissionalizado foram algumas das ações que foram apresentadas.

O representante da Unidade Internacional de Educação e Treinamento do estado de Queensland, Patrick Hafenstein, conta o que trouxe a comitiva a Minas Gerais. “Já temos um acordo com Minas Gerais há algum tempo. Os nossos estados têm muitas similaridades econômicas, como a mineração. Esse grupo de trabalho vem em busca de parcerias com diferentes setores do governo de Minas”.

 Já em relação à reunião, Patrick afirmou que vai orientar na troca de experiências. “A partir desse encontro poderemos entender e saber onde podemos nos encaixar e contribuir para o sistema educacional mineiro”.

Parceria

Minas Gerais e o estado de Queensland, na Austrália, possuem estreita ligação desde 2003, quando foi assinado o primeiro Memorando de Entendimentos entre os estados. Ambas as regiões têm forte vocação para a mineração e, por esse motivo, foi identificado a possibilidade de cooperação.

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