Estudantes das escolas estaduais João Pinheiro, em Ituiutaba, e Professor Zoroastro Vianna Passos, em Sabará, faturaram os primeiros lugares das categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio
Os alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais conquistaram os primeiros lugares da 19°edição da UFMG Jovem. Com o projeto “Efeitos dos agrotóxicos aplicados em canaviais nas culturas adjacentes à Escola”, os alunos da Escola Estadual João Pinheiro, em Ituiutaba, conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental. Já os estudantes da Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos, em Sabará, ficaram com a primeira colocação na categoria Ensino Médio ao apresentar o projeto “Leishmaniose: Conhecer Para prevenir”. A feira foi realizada entre os dias 26 e 27 de outubro e contou com a participação de 67 projetos de alunos de escolas públicas e privadas do Estado.
Na Escola Estadual João Pinheiro, a realização do projeto faz parte de um incentivo à iniciação cientifica criado pela própria instituição. Todo início de ano letivo, os estudantes são estimulados a escolherem temas envolvendo seu município e que tenham potencial para se transformar em uma pesquisa científica.
Segundo o orientador do projeto, Pedro Gilberto Silva de Morais, a participação na UFMG Jovem provocou uma mudança nos estudantes e fez com eles retornassem para a escola com uma visão diferente. “Quando eles participam de iniciativas como essas voltam para escola com uma visão diferente e é possível observar uma mudança de postura em sala de aula. Ficam admirados por estarem em um lugar como a Universidade”.

Integrante do grupo que apresentou o projeto, o aluno do 9º ano do Ensino Médio, João Lucas Oliveira de Souza, conta como foi a participação na Feira. “Foi uma oportunidade muito boa de conhecermos pessoas e novos projetos. Ainda tivemos a oportunidade de conhecer uma das maiores faculdades do país. Foi um grande orgulho e uma responsabilidade imensa. A premiação representa todo o nosso esforço e apoio que a escola tem dado pra gente. Vi coisas que nunca tinha visto antes”.
Os alunos do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde da Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos também buscaram identificar e analisar uma situação que ocorre no município. “O objetivo do projeto era estimular os alunos a buscarem novos conhecimentos e a UFMG Jovem foi uma experiência muito importante. Foi uma coisa que vai agregar muito para a vida deles. Eles precisavam desenvolver novas habilidades para sensibilizar as pessoas a aderirem atitudes que podem prevenir e diminuir a incidência de doenças”, conta a orientadora do projeto, Flávia de Souza Rocha.
Como premiação, os alunos ganharam uma bolsa de iniciação científica para continuar desenvolvendo o trabalho. A estudante, Bárbara Emília Dias Silva, conta que o objetivo é fazer o repasse do conhecimento. “Essa premiação foi um incentivo pra nós e nosso objetivo é qualificar os agentes comunitários e de endemia de Sabará. Quando estávamos fazendo nossa pesquisa percebemos que muitos precisavam se qualificar. Eles vão poder levar mais informações para a população. Vamos reverter o prêmio em benefício para o município”, conclui.

UFMG Jovem
A UFMG Jovem é uma feira de ciências e tecnologia da educação básica, realizada anualmente desde 1999, com a participação de escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Por possuir tantas edições, é um evento já enraizado no calendário universitário e participa do planejamento anual de várias escolas. A edição deste ano tem como tema Ciência, tecnologia e matemática para o bem comum.
A 19°edição da UFMG Jovem contou com visitação de estudantes nos 68 estandes. Durante o evento, foi possível compartilhar experiências científicas, participar de uma programação diversificada e gratuita.