Escolas estão localizadas nos municípios de Ibirité e Lagoa Santa

“Acho que o curso técnico vai abrir mais portas pra mim depois que eu terminar o Ensino Médio e ter as aulas no mesmo prédio torna tudo mais fácil”, afirma o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Samuel Reis dos Santos. O estudante participou na última quarta-feira (05/09) da aula inaugural dos cursos de Administração e Recursos Humanos, que começaram a ser ofertados na Escola Estadual de Ensino Profissional, em Lagoa Santa. A escola é coordenada pela Escola Estadual Padre Menezes.

Ao todo, 160 jovens do Ensino Médio iniciaram as aulas em Lagoa Santa. Foto: Arquivo da Escola

Ao todo, 160 jovens do Ensino Médio iniciaram as aulas no prédio que foi inaugurado em julho deste ano. O espaço conta com 12 salas de aulas, seis laboratórios (Física, Matemática, Química, Biologia, Línguas e Informática), dois laboratórios especiais com 150 m² cada um, auditório com capacidade para cerca de 200 pessoas, ginásio poliesportivo, biblioteca com dois pavimento, dentre outros. A construção foi realizada por meio Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, mas a administração é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação.

A aula inaugural contou com a participação de quase todos os alunos que irão participar dos cursos. “Foi um bate-papo e contamos com a participação de cerca de 150 estudantes. Fizemos uma roda de conversa e falamos sobre nossas expectativas e perspectivas”, conta a diretora da escola, Leila Cordeiro da Cruz.

Ainda segundo a diretora, os cursos de Administração e Recursos Humanos foram escolhidos para atender a demanda da comunidade. “Já tínhamos essa demanda desde o ano passado. Fiz uma reunião com a comunidade e os cursos foram escolhidos de acordo com a demanda da própria cidade. Pensando em algo de futuro”, conclui.

Também tiveram início esta semana as aulas no prédio da Escola Estadual de Ensino Profissional, localizada no município de Ibirité, na Região Metropolitana. A Escola está sob a responsabilidade da Fundação Helena Antipoff e abriga os 1.260 alunos dos cursos técnicos do Ensino Médio Integral e Integrado da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, das oito escolas que integram o polo de educação integral e da comunidade em geral. São ofertados os cursos de Administração, Recursos Humanos, Mecânica, Agropecuária, Técnico em Informática e Técnico em Informática e Internet.

Já em Ibirité são cerca de 1.260 alunos. Foto: Arquivo da Escola

Profissionalização
A construção de escolas técnicas do Programa Brasil Profissionalizado é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Unimontes. O programa envolve recursos da ordem de R$ 96 milhões, sendo R$ 33 milhões de investimentos do Governo do Estado até 2018. As prefeituras participam com a doação de terrenos e terraplenagem.

Com a construção das escolas profissionalizantes, o Governo do Estado de Minas Gerais pretende incentivar o Ensino Médio Integrado com educação profissional, levando em consideração as vocações dos municípios e de suas microrregiões.

Brasil Profissionalizado
O Brasil Profissionalizado busca o fortalecimento do Ensino Médio integrado à Educação Profissional nas redes estaduais de Educação Profissional. Instituído no ano de 2007, atua no fomento de ações que visam à expansão, ampliação e modernização das escolas das redes estaduais de Educação Profissional e Tecnológica, com a finalidade de aumentar a oferta de cursos técnicos de nível médio, principalmente do Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica.

Enviar para impressão