Faltando 80 dias para o exame, cerca de 600 estudantes de escolas estaduais de Ribeirão das Neves participam de um “aulão” com dicas para fazer uma boa prova

Cerca de 600 estudantes da rede estadual de ensino de Ribeirão das Neves tiveram nesta segunda-feira (20/08) uma manhã diferente. Eles participaram de um “aulão” organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que é avaliado e receberam dicas para otimizar o tempo durante o exame.

“Todo ano, a SEE promove ações que visam incentivar a participação dos jovens no Enem. Essa é a aula inaugural da ‘Proposta de preparação para o ENEM 2018 nas Escolas Estaduais de Minas Gerais’. Fizemos a apresentação do projeto e falamos sobre o que é o Enem, o que significa, como se comportar na avaliação, quais portas o Exame abre e as possibilidade que o estudante terá”, conta o Superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Wladmir Coelho. A aula foi realizada pelo professor convidado, Guilherme Camargo.

Ação contou com a participação de cerca de 600 estudantes da rede estadual de ensino de Ribeirão das Neves . Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Nayara Fernanda da Silva Leão é aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Helvécio Dahe, em Ribeirão das Neves. Ela pretende cursar medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já se prepara. “Estou estudando em casa por meio de videoaulas e participando das ações que a escola oferece”, conta. Sobre o “aulão”, a estudante aprovou a ideia. “Gostei bastante. Deu para aprender muita coisa e ele deu dicas que vão ajudar muito no momento da prova”, afirma.

Lara Cristine Mangueira Fidelis também gostou das dicas. “Foi muito produtivo. Vou usar as dicas nos dois dias de prova”, conta a aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira, em Ribeirão das Neves.

A proposta

O “aulão” é uma das ações realizadas pela SEE com foco no Enem. “Junto com a Superintendência de Avaliação Educacional, vamos disponibilizar simulados para as escolas. A nossa proposta é que os professores trabalhem no horário de aula, mas que também possam se juntar a outras escolas do município para desenvolver ações que envolvam toda comunidade, não só os estudantes”, destaca Wladmir.

Já foi realizada uma videoconferência com as Superintendências Regionais de Ensino para discutir as possibilidades de mobilização. Também foi realizada uma mobilização junto aos secretários executivos dos territórios de desenvolvimento econômico, para que possa ser feito um levantamento referente aos alunos com dificuldade de transporte e alimentação. “Essa mobilização tem como foco garantir a presença do estudante no dia da prova”, conclui o superintendente.

O Exame

Neste ano, os candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.
As provas serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. Já no segundo dia, as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com cinco horas de duração.

O Enem é atualmente a principal porta de entrada para a educação superior em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para concorrer a financiamentos e bolsas estudantis em instituições privadas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Enviar para impressão