Evento acontece em Uberlândia
Nos dias 16 e 17 de outubro, alunos e professores que integram os Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e da Diáspora (Nupeaas) terão a oportunidade de interagir com referenciais bibliográficos utilizados em sala de aula e ainda apresentar para a comunidade resultados das pesquisas que desenvolvem. Eles participam do “X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as” (Copene), que acontece em Uberlândia, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O evento tem por objetivo constituir-se enquanto espaço de divulgação, circulação e promoção da produção científica dos pesquisadores negros e de estudiosos das temáticas vinculadas à população negra, sob a perspectiva do diálogo entre os povos africanos e da Diáspora.
Segundo a Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais, Iara Pires Viana, a ideia dos alunos participarem do Congresso surgiu de uma conversa com os organizadores do evento. “Apresentamos os Nuppeas para os organizadores e mostramos o que era a metodologia e como eles foram desenhados. Os organizadores ficaram extremamente impactados com o novo redesenho para o cumprimento da lei 10.639, que passava pela cultura afrobrasileira, mas era muito mais que isso, e entrava também para iniciação cientifica de fato. Para concluir o programa, a gente precisava publicar as pesquisas dos alunos e foi aí que surgiu a oportunidade de fazer essa parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. Neste Congresso, os nossos estudantes poderão apresentar seus primeiros resultados”.
Iara destaca ainda a importância do evento para a formação dos jovens pesquisadores. “Os alunos terão a oportunidade de estar em um espaço acadêmico, que é a ideia da iniciação científica, e apresentar suas produções em um mesmo nível que um graduando, mestrando e um doutorando. Eles poderão ver a possibilidade de estarem ali no futuro”.
Todos os 94 núcleos terão a oportunidade de apresentar as iniciativas que desenvolveram. Os estudantes e professores participarão em duas modalidades: 78 vão participar presencialmente e o restante de forma on-line, por meio da TV Web. As apresentações serão feitas por meio de pôsteres.

Os alunos da Escola Estadual Professor Zoroastro Viana Passos, em Sabará, apresentarão a pesquisa “Empoderamento de alunos negros para o mercado de trabalho/faculdade”. O professor de História e coordenador do Núcleo,Helder Júnio de Souza, revela um pouco do que será apresentado no Congresso. “Os nossos resultados foram surpreendentes. Muitos alunos que não tinham perspectiva nem de fazer faculdade, agora estão motivados. O projeto ampliou as possibilidades destes jovens, que já veem o futuro por outras lentes”.
Já a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Laura do Carmo Honorato, integra o grupo que irá para Uberlândia e fala de sua expectativa. “Não é uma oportunidade que acontece sempre e sei que vai pesar muito no nosso currículo acadêmico”, afirma.
Além da apresentação do trabalho no Congresso, os estudantes que participam dos Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e da Diáspora também terão suas pesquisas em uma publicação especial. “Estamos em uma fase importante, porque é a materialidade e apresentação dos resultados de um projeto que de fato fez diferença para os alunos. Esses resultados, depois de compilados, sairão em uma publicação especial. Já é um caminho para a publicação de um edital para 2019 visando a formação de mais núcleos com o eixo principal das relações raciais nas escolas”, conclui Iara.
Ubuntu/Nupeaas
Os NUPEAAs constituem-se em espaços de fomento à reflexão, pesquisa e produção científica, cultural e artística, com enfoque na história, ciência, tecnologia, filosofia e trajetória político-social dos africanos em diáspora, e na história e cultura afro-brasileira como elementos necessários à ressignificação da trajetória escolar dos alunos do ensino médio e pela solidificação de ações pedagógicas de combate às práticas de racismo e discriminação nos ambientes escolares. A ação faz parte da campanha da Afroconsciência. Atualmente, 1128 alunos participam diretamente dos Núcleos.
O Copene
O Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene) é um fórum da Associação de Pesquisadores Negros (ABPN) que congrega associados em ações de articulação, divulgação, promoção, valorização e construção de uma agenda nacional voltada aos estudos africanos e afro-brasileiros. A associação também se preocupa com uma agenda internacional de cooperação e intercâmbio com importantes instituições e pesquisadores de diferentes partes do mundo.
O evento reúne professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas de todas as regiões do Brasil, ativistas dos movimentos sociais e convidados estrangeiros.
O congresso conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs).