Núcleos estão presentes em 10 SREs
A partir deste ano, dez Superintendências Regionais de Ensino (SREs) passaram a contar com um suporte para fortalecimento das atividades de planejamento e gestão.Nas regionais de Uberlândia, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Metropolitanas A, B e C, Almenara, Diamantina e Januária, foram implantados Núcleos de Planejamento.
Esses núcleos foram instituídos pela Resolução SEE 3.662/17, de 15 de dezembro de 2017, e têm por finalidade oferecer suporte ao gabinete das SREs no planejamento, execução e monitoramento das ações, desenvolvimento e melhoria de processos para a gestão regional e para a Secretaria de Estado de Educação. Os núcleos têm vinculação técnica com a Assessoria de Planejamento (ASSPLAN), no órgão central.

A primeira ação dos Núcleos nas regionais foi a elaboração de um diagnóstico. “A nossa orientação foi que eles chegassem nas SREs e conversassem com todas as áreas para conhecer bem a dinâmica da Regional. O objetivo era mapear os principais processos que precisam de alguma melhoria”, destaca a Assessora-Chefe da ASSPLAN, Maria Angélica Vasconcelos.
O levantamento foi realizado por meio de entrevistas ou formulários e as respostas consolidadas somaram um total de 729 contribuições, sintetizadas em 197 itens a serem analisados e 100 processos distintos.
Os diagnósticos elaborados pelos núcleos foram apresentados na última segunda-feira (21/05), no Encontro de Articulação dos Núcleos de Planejamento das SRE. A partir dos diagnósticos os núcleos irão se articular para pensar soluções conjuntas para os gargalos encontrados.
“Após o diagnóstico, ficou evidenciado que muitos problemas são comuns às diversas Unidades Regionais e com certeza poderemos fazer muito mais pela Educação se passarmos a pensar em soluções conjuntas e efetivamente realizarmos uma troca de experiências e do aprendizado obtido entre as unidades. As ações serão coordenadas pela ASSPLAN, a fim de desenvolver soluções eficientes para as SREs, ouvindo suas demandas, padronizando processos e compartilhando boas práticas entre as unidades”, afirma Maria Angélica.
A ideia é que sejam implantados núcleos em todas as Superintendências Regionais de Ensino.