A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais estão prestes a firmar um termo de cooperação técnica para lançar, em breve, a repaginação do programa Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc). Nesta quinta-feira (17), o secretário de Estado de Educação em exercício, Wieland Silberschneider, reuniu-se com a defensora pública geral de Minas Gerais, Christiane Malard, para acertar os detalhes da parceria que visa prevenir a violência e incentivar a resolução pacífica de problemas dentro das escolas. Também participaram da conversa a coordenadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SEE, Kessiane Goulart, e a corodenadora de projetos e convênios da Defensoria Pública, Tifanie Avellar Carvalho.
A intenção é expandir o programa para além das 12 escolas que foram contempladas inicialmente, em 2011, e alcançar, além de mais municípios da região metropolitana, também o interior do Estado com atendimento a cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Para apresentar as metodologias de resolução de conflitos a professores e gestores escolares, SEE e Defensoria Pública se unirão para oferecer um treinamento com duração de cinco dias. Outras reuniões devem ser realizadas até a assinatura do termo entre as duas partes.
Mesc
O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) foi elaborado pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Educação em 2011 e teve como lema “Paz em Ação”. Em 2017, o contrato expirou e, neste ano, a intenção das duas instituições é dar continuidade às atividades do programa, que fornece instrumentos e mecanismos para que a escola construa seu próprio processo de mediação e trabalhe com seus alunos de forma a torna-los agentes incentivadores da paz e da boa convivência e inibidores da violência e da prática de bullying