Movimento é realizado com foco na conscientização do respeito no trânsito
Nas escolas da rede estadual de ensino, o mês de maio é marcado pela realização de ações que têm por objetivo chamar a atenção da comunidade sobre a importância de atitudes que favoreçam a segurança no trânsito. As atividades fazem parte das comemorações do Maio Amarelo, movimento de conscientização do respeito no trânsito.
Na Escola Estadual Doutor Osmar Bicalho, no município de Cristais, todos os alunos participaram das ações. “Os alunos do Ensino Fundamental fizeram placas de trânsito e trabalharam a importância delas. Também convidamos um policial para fazer palestras sobre acidentes de trânsito e a importância de andar na calçada. Com os alunos do Ensino Médio, fizemos uma blitz com o apoio da Polícia Militar”, conta a supervisora da escola, Sônia Neves Ribeiro.

Maria Fernanda Fernandes França é aluna do 7º ano do Ensino Fundamental e conta qual é a atitude de desrespeito ao trânsito que mais vê em sua cidade. “Aprendemos que sempre é preciso respeitar as placas de trânsito, mas na minha cidade vejo muita falta de respeito. Eles não respeitam a faixa de pedestre, por exemplo, e isso não é bacana”.
Também aluno do 7º ano do Ensino Fundamental, Rafael Paiva Fernandes ressalta que é importante seguir regras para não sofrer acidentes. “Já fiquei sabendo de acidentes na minha cidade. Penso que se as pessoas respeitassem as regras esses acidentes não aconteceriam”.
Outra escola da rede estadual que realizou ações do Maio Amarelo foi o Centro de Educação Profissional (CEP) de Caxambu. Na última segunda-feira (07/05), representantes da Polícia Rodoviária Estadual estiveram na escola e realizaram a palestra com o tema “Maio Amarelo- 2018”. Ao longo do mês, serão realizadas várias atividades dedicadas a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito.

Na Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, no último sábado (05/05), foi realizado um Dia D voltado à conscientização. Na Escola Estadual Alberto Giovanini, em Coronel Fabriciano, os alunos do Ensino Médio que participam da Educação Integral e Integrada foram para as ruas e entregaram textos motivadores e educativos para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. No município de Marliéria, alunos de escolas estaduais, municipais e representantes da sociedade civil se reuniram e participaram de uma caminhada. Uma caminhada também foi realizada pelos alunos das escolas estaduais Deolindo Coelho e Francisco Letro, ambas em Coronel Fabriciano.
O Movimento
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.