Começa na próxima quinta-feira (12), em Belo Horizonte e outros cinco municípios mineiros, o terceiro módulo da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal e solidário entre os governos federal e estaduais criado para atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para cumprir o PNAIC, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), promove, desde 2012, a formação de professores e coordenadores pedagógicos diretamente envolvidos com estudantes do 1º ao 3º do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual dos municípios que fazem a adesão ao programa.

Na edição 2017/2018, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma nova proposta de formação com a ampliação do PNAIC para professores e coordenadores pedagógicos da Pré-Escola e para articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação. Para a coordenadora estadual do PNAIC, Kellen Senra, ampliar a capacitação para mais dois grupos de profissionais é muito importante, visto que haverá uma continuidade do processo de formação e um melhor acompanhamento dos alunos. “Trazer este trabalho desde a Educação Infantil, com a formação dos educadores da pré-escola e dos professores e coordenadores do 1º e 3º anos e contemplar também uma formação para os articuladores e mediadores que ainda vão trabalhar com estudantes que não consolidaram seus processos de alfabetização e letramento é muito importante, pois garante a preparação do profissional e, consequentemente, teremos uma melhoria na aprendizagem dos estudantes”, disse Kellen.

Para os educadores da Pré-Escola, a formação será desenvolvida por meio do estudo dos “Cadernos de Leitura e Escrita na Educação Infantil”, elaborado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para os professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º anos, continuam as discussões com os cadernos do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), também da UFMG, e para os articuladores e mediadores de aprendizagem do Novo Mais Educação o direcionamento é para intervenção pedagógica com alunos do 4º ao 9º anos.

A formação do PNAIC vai contemplar professores da pré-escola, do 1º e 3º anos do ensino fundamental e educadores de Novo Mais Educação. Foto: Franciele Xavier (ACS/SEEMG)

Os cursos são realizados por meio da parceria da SEE e Undime/MG com sete universidades em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, são a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a UFMG. Em Juiz de Fora, é a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); o polo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Poços de Caldas; a Unimontes, em Montes Claros; e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) são, respectivamente, as instituições parceiras em Teófilo Otoni e Uberlândia.

As universidades, por meio de seus formadores regionais, realizam a capacitação dos chamados formadores locais, que são educadores ou profissionais da educação das redes municipal e estadual de ensino. Eles é que são responsáveis por repassar o conteúdo aos professores, coordenadores, articuladores e mediadores envolvidos no PNAIC nos municípios.

“Os resultados de alfabetização em Minas Gerais depois da implementação das ações do PNAIC são significativos. Por essas respostas conseguimos perceber como a formação direcionada dos professores é fundamental para garantir a aprendizagem dos estudantes”, afirmou Kellen.

Diálogo constante

A formação proposta pelo PNAIC envolve constante articulação entre o Estado e os municípios. A coordenadora estadual do PNAIC, Kellen Senra, relata que “quando o Comitê Gestor definiu a formação conjunta entre redes estadual e municipais do PNAIC foi um grande desafio, por isso todos do comitê acreditam que o diálogo entre estas redes é primordial. E realizar uma formação que possibilite aos professores da rede pública de ensino a discussão sobre estratégias de ensino e sobre materiais a serem trabalhados em sala de aula enriquece e proporciona a troca de experiências entre todos os profissionais envolvidos na formação”.

O diálogo entre a SEE e a Undime-MG é significativo e afinado para garantir uma boa comunicação e gestão da formação, o que facilita também as ações dos coordenadores regionais das Superintendências Regionais de Ensino e dos coordenadores locais dos municípios, que vêm desenvolvendo uma parceria de excelência na formação do PNAIC.

Enviar para impressão