
Pela primeira vez, o Brasil esteve representado no Confluence of the Traditional and Modern Festival, evento mundial, realizado na Índia, e que reúne alunos da educação básica para discutir ética, princípios e valores. Os pioneiros brasileiros foram os estudantes mineiros Ranya Gabrielle Teixeira Costa, Víttor Gabriel Rodrigues de Oliveira e Fabiana Braga Targino, da Escola Estadual Doutor José Americano Mendes, localizada em Taiobeiras, município do Território Norte. “Estar presente no evento foi surreal. Aprendemos com a experiência que tivemos na Índia, um país incrível, cheio de cultura e lugares lindos”, relata Víttor Gabriel Rodrigues de Oliveira.
Víttor conta que foi uma surpresa a instituição ter sido escolhida para participar do encontro. “Não tínhamos expectativas de passar na prova, estávamos fazendo-a apenas para testar o nosso conhecimento. Ficamos muito felizes em receber a medalha de oura na prova, mas, ainda assim, achávamos que receberíamos apenas esse prêmio, até que veio o convite para o Confluence 2017”, diz.
Acompanhados da diretora Elzelene Santos Soares de Sá e do professor de matemática, Hélio Joaquim da Silva, os alunos ficaram alojados na City Montessori School (CMS), instituição organizadora do evento, uma das mais importantes escolas da Índia e, segundo o Guinness Book, a maior do mundo em número de alunos – 53 mil estudantes. “É a escola mais linda já vi. Participamos com pessoas de vários países, que tratavam de temas que impactam no mundo, como poluição, corrupção, violência, entre outros”, explica Víttor. Além do título do Guinness Book, a City Montessori School foi contemplada, em 2002, com o UNESCO Prize for Peace Education, pela promoção da paz mundial, e, em 2010, recebeu, das mãos do Dalai Lama, o Hope of Humanity Award.

O professor de matemática Hélio Joaquim da Silva destaca que a participação no encontro é um reconhecimento de seu trabalho como educador. “Vivi uma experiência ímpar com meus estudantes. Tive não só a oportunidade de conhecer outro país, mas também de perceber o quanto podemos aprender com outras culturas. Como profissional, sinto-me mais reconhecido, o que me faz dedicar cada vez mais aos meus alunos”, afirma.
Pretendendo tornar-se um espaço de compartilhamento de experiências e exercitar a convivência através da Ciência, da Tecnologia e da Arte, o Confluence of the Traditional and Modern Festival, que ocorre a cada dois anos, aconteceu de 24 a 27 de novembro de 2017 no World Unity Convention Center, em Lucknow, Índia.

City Montessori School (CMS)
O projeto pedagógico da CMS, ancorado na filosofia Bahaí - que tem como lema “God is one, mankind is one e world is one” e defende e promove, por meio da educação, a união e a paz mundial - divide-se em três aspectos: o material, o humano e o divino. Entre as inúmeras estratégias educativas, a instituição mantém um centro de eventos, com auditório para 4 mil pessoas, alojamento, refeitório, salas de trabalho, piscina semiolímpica, que atende a discentes e docentes do país e de outras nações, nos diversos eventos realizados anualmente.
A instituição se inspira no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (Relatório Delors), que propõe que a educação deve se basear em 4 pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Com informações da Rede POC