Jogar lixo no devido lugar e usar a água com consciência – essas foram as principais mensagens da Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, realizada no dia 26 de março, na Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, no bairro Cabana, região Oeste de Belo Horizonte. A atividade teve o envolvimento de toda a equipe escolar e das nove turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A mobilização foi pensada quando profissionais e alunos perceberam que as dependências e o entorno da escola poderiam ficar mais limpos, bem como o uso da água deveria ser repensado. Para isso, toda a comunidade foi convidada a participar da Conferência que contou com muitas apresentações divertidas para reforçar a importância de se preservar o meio ambiente.

De acordo com a diretora Simone Custodia Gomes da Silva, a escola, por ser localizada em um terreno acidentado, tem constantes inundações, mas o motivo não é apenas o grande fluxo de água. “Percebemos que havia muito lixo na parte de baixo da escola, e certamente é o que entope as canaletas e provoca os alagamentos. Como as dependências são usadas também para espaço de convivência da comunidade, convidamos os moradores para participar do evento de conscientização sobre jogar lixo no lixo, não poluir rios, usar agua com moderação e outros hábitos importantes para um meio ambiente saudável”, disse.
Para iniciar a Conferência, os familiares de alunos e outras pessoas da comunidade que quiseram participar foram convidados a assistir a um vídeo sobre reciclagem e destinação correta de resíduos. Em seguida, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos especialmente para o evento, e entre eles estava um painel de como eles veem os rios hoje e como eles gostariam que fosse ou como acreditam que deveriam ser.

Outros trabalhos foram apresentação de dança, teatro e recital e, ao final, os estudantes convidaram os presentes para entoar a canção “Planeta Água”. Os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental se transformaram em dançarinos e fizeram uma participação especial, a convite da diretora. Para o encerramento, a coordenadora pedagógica Jennifer Otoni encenou uma curta peça de teatro cujo tema foi a importância da água para a vida e, ao final, foi servido um farto lanche doado pelos professores para a interação entre todos os que participaram.
“Já percebemos uma grande diferença desde que realizamos a Conferência. Esperamos que o objetivo alcançado vá além da escola, ou seja, queremos que tudo que os estudantes, familiares e moradores aprenderam aqui siga com eles para o resto da vida, pois cada um tem que fazer o seu papel para tornar o mundo um ambiente mais agradável de se viver”, disse a diretora Simone.

