Trabalho científico se dedica a analisar aspectos administrativos e pedagógicos da Escola Estadual São Francisco de Assis capazes de contribuir para o bom desempenho da instituição nas avaliações padronizadas
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Estas frases de Paulo Freire não correspondem apenas às práticas pedagógicas aplicadas cotidianamente nas salas de aula, mas também às oportunidades formativas recentemente proporcionadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas a gestores escolares e profissionais da educação.
Célio Serafim dos Santos, diretor do CESEC Dr. Fábio Botelho Notini, em Divinópolis, é um exemplo deste processo de investimento na qualificação das pessoas que colocam em andamento as políticas públicas mineiras. O livro “Diálogos & Proposições” – volume II, organizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/ UFJF), acaba de ser lançado, trazendo em seu conteúdo um capítulo escrito pelo diretor Célio.

Intitulado “Fatores de eficácia escolar associados ao desempenho nas avaliações externas: o caso de uma escola estadual de Divinópolis/MG”, o trabalho científico se dedica a analisar aspectos administrativos e pedagógicos da EE São Francisco de Assis capazes de contribuir para o bom desempenho da instituição nas avaliações padronizadas. Para tanto, o pesquisador analisou a série histórica de resultados obtidos pela escola, comparando-os a elementos como o perfil dos alunos, a integração da unidade de ensino com sua comunidade, os trabalhos administrativo e pedagógico realizados pelas equipes da escola e as características da gestão.
Em busca de bons resultados
Com base em dados científicos e fundamentado por uma vasta pesquisa teórica, o estudo realizado por Célio delineia um caso de gestão com resultados positivos e que sinalizam para a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem colocados em prática na escola. “Não se trata de descrever uma instituição perfeita, mas de analisar de que maneira os elementos ali combinados convergem para o sucesso. Qualquer escola enfrenta diversos problemas em seu cotidiano, e este estudo demonstra como, neste caso específico, a gestão, as equipes de trabalho, os alunos e os familiares envolvidos com a escola atuam juntos para superar as adversidades e alcançar bons resultados nas avaliações externas”, explica o pesquisador.
O estudo desenvolvido por Célio é fruto de sua dissertação de mestrado, desenvolvida por meio do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, custeado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais a gestores escolares e técnicos das Superintendências Regionais de Ensino e do Órgão Central da Educação. Quando foi selecionado para a edição 2012 do Mestrado, Célio atuava como analista da SRE Divinópolis, mas, após concluir este processo formativo, percebeu que poderia contribuir ainda mais para a educação básica pública atuando como gestor escolar.
Estímulo à qualificação
A cada ano, a SEE/MG tem ofertado cerca de 60 vagas para participação no Mestrado Profissional em Educação Pública da UFJF. Como contrapartida, os cursistas selecionados têm como obrigação o desenvolvimento de estudos que possibilitem a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de práticas capazes de contribuir para o aprimoramento da educação básica mineira.
“É muito gratificante perceber que meu estudo tem favorecido a disseminação de informações e o estímulo ao desenvolvimento de reflexões sobre a situação educacional do meu estado”, afirma o diretor. O texto integral da pesquisa desenvolvida por Célio Serafim dos Santos pode ser acessado na página: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1313/1/celioserafimdossantos.pdf.
Por Andreia Mendes Costa