
Estão abertos para funcionamento a primeira biblioteca e o único centro exclusivo de formação de pessoal da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Os dois espaços foram planejados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e disponibilizados não só aos servidores da pasta, mas a todos aqueles de outras secretarias que quiserem e tiverem necessidade de fazer uso.
A inauguração da Biblioteca Estadual Maria Lacerda de Moura e do Espaço de Formação e Treinamento aconteceu nesta quarta-feira (31), no 11º andar do Prédio Minas, e contou com a presença da então secretária de Estado de Educação, professora Macaé Evaristo, que se despediu do cargo no mesmo dia, do secretário adjunto Wieland Silberschneider, que assumiu a pasta, e das equipes responsáveis pela gestão dos espaços.
“A ideia de ter uma biblioteca é antiga, e finalmente a SEE conseguiu inaugurá-la. Ela está localizada na Educação, mas espero que todos os servidores da Cidade Administrativa possam usufruir desta oportunidade, porque acredito na força da literatura, da arte, do encontro, dos pensamentos e a nossa biblioteca é um grande espaço para se ter acesso a isso tudo e muito mais”, afirmou Macaé.
O secretário Wieland reforçou que o acervo e a área de leitura são acessíveis a todos os servidores e que o espaço pode ser utilizado para outros objetivos. “Por vezes, as pessoas querem um lugar para estudar ou para fazer uma leitura em um ambiente que não tenha ruídos. Não só para escolher livros, a biblioteca está aberta também para quem quiser atividades que exigem mais concentração”, disse.
A Biblioteca Estadual Maria Lacerda de Moura tem um acervo com mais de dois mil títulos e todos os servidores da Educação que possuem MASP já estão cadastrados. Aqueles trabalhadores de outras secretarias ou terceirizados poderão fazer seu registro na hora da retirada de um ou mais títulos. Até o dia 9 de fevereiro, o espaço funcionará das 9h30 às 16h, ficando aberto durante o horário de almoço. A partir dessa data, com maior equipe disponível para atendimento, o horário será ampliado.

Já o Espaço de Formação e Treinamento será disponibilizado de acordo com agendamentos, já que é destinado a capacitações e qualificações de acordo com demandas dos diversos setores da Secretaria de Educação, de suas Superintendências Regionais de Ensino e escolas e também das várias secretarias e suas divisões na Cidade Administrativa.
A capacidade do centro de formação é de 23 pessoas, com um computador por pessoa. O Espaço conta com uma mesa exclusiva para professor com um computador disponível, recursos tecnológicos modernos, sistemas interativos próprios de ensino e aprendizagem para salas de informática e estrutura e suporte técnicos eficientes.
Para a servidora Maximiliana Ferreira, gestora da Diretoria de Ensino Fundamental da SEE, a inauguração da biblioteca e do centro de formação vai além da disponibilização de livros, áreas de leitura e maior possiblidade de treinamentos. “A criação desses espaços só agregou e valorizou os servidores, pois potencializou as nossas oportunidades de capacitação, de crescimento, de desenvolvimento. A biblioteca chega como um importantíssimo fomento à leitura e o centro como uma forma fundamental de treinar pessoal para tantos projetos, da Educação e de todas as outras secretarias”, opinou.