Assinatura aconteceu nesta terça-feira

A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, e o presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Roberto Nascimento, assinaram nesta terça-feira (30/01) um termo de compromisso, que tem por objetivo estabelecer cooperação para a realização de estudos, pesquisas, projetos e o intercâmbio de informações em diferentes campos.

“A SEE já tem uma história de cooperação com a Fundação João Pinheiro na formação dos seus estudantes. Também trabalhamos recebendo um grupo grande desses estudantes para estágio aqui na Secretaria, para desenvolvimento de algumas pesquisas. Agora estamos dando mais um passo e aprofundando essa cooperação. A Fundação vai ampliar os estudos da área de avaliação da aprendizagem e pensar novas metodologias para que a gente possa compreender melhor o alcance das nossas políticas educacionais”, destaca a secretária de Estado de Educação.

Segundo Macaé, a experiência regional da FJP também vai ajudar a pensar políticas públicas mais regionalizadas. “A Fundação tem um profundo conhecimento regional de Minas Gerais e é muito importante que a gente consiga fazer a leitura dos indicadores de aprendizagem a partir também do contexto das diferentes regiões de Minas, até mesmo para que possamos avançar em políticas diferenciadas e específicas de acordo com as demandas de cada uma das regiões”, conclui.

Reunião foi realizada nesta terça-feira. Foto: Geanine Nogueira ACS SEE

O presidente da João Pinheiro, Roberto Nascimento, pontuou que a parceira vai possibilitar ter acesso mais direto às informações que são produzidas pela Secretaria. “Com isso, teremos a possibilidade de analisar esses dados e oferecer de volta para a SEE reflexões que mostrem os diferenciais regionais. O desafio é enorme”, afirmou ele.

A Fundação

Criada em 1969, a Fundação João Pinheiro é uma instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Fonte de conhecimento e informações para o desenvolvimento do estado e do país, tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais.

Suas atividades abrangem estudos básicos para conhecimento da realidade econômica e social do estado e suas regiões; planejamento regional, municipal e metropolitano; elaboração de projetos e estratégias de desenvolvimento setorial e regional; proposição, análise e avaliação de políticas públicas; apoio ao desenvolvimento organizacional e institucional público e privado; pesquisas e projetos relacionados à preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural e atividades de extensão e apoio ao desenvolvimento dos municípios.

Enviar para impressão