
Os 30 alunos da Escola Estadual Jovem Protagonista, da unidade do Centro Socioeducativo Horto, na região Leste de Belo Horizonte, participaram, nesta quinta-feira (14), da Mostra Experiência Cultural, na qual exibiram para a equipe escolar e familiares trabalhos feitos por eles durante o segundo semestre deste ano, como artesanato, cordel, experiências cientificas e pintura em tela.
A Mostra é a conclusão do projeto que leva o mesmo nome, “Experiência Cultural”, que surgiu com a proposta do professor Thiago Dias de organizar uma simples Feira de Ciências, mas tomou uma dimensão maior e teve mais tempo de duração e mais pessoas na equipe. Ao todo, foram 14 professores e mais de 30 profissionais envolvidos de diversos setores, como diretoria, segurança e assessoria técnica.
Os professores foram orientados pela supervisora Élida Soares e formaram grupos dentro de cada eixo temático proposto: Consciência Negra, Ciências e suas tecnologias e Terras de Minas. À medida que os alunos desenvolviam seus conhecimentos sobre os temas, os trabalhos eram realizados e, depois de prontos, os coordenadores de cada equipe treinavam com eles a explicação sobre cada um.
Depois de tudo pronto, hora de convidar os familiares para conhecer o que foi produzido para a Mostra Experiência Cultural. Os estudantes foram os responsáveis por organizar a exposição e também por explicar para cada visitante o significado de seus trabalhos. No entanto, o encontro contou com a participação e interação de todos e a manhã se tornou uma confraternização.
O professor Said Guimarães, responsável pelo Espaço Terra de Minas, apresentou canções típicas mineiras com violão e sanfona, e a professora Ana Conceição, da mesma equipe, foi quem apresentou na Mostra os famosos quitutes de Minas Gerais. A Mostra foi finalizada com um almoço oferecido aos familiares, alunos e toda equipe envolvida pela diretora do Centro Socioeducativo Horto, Irani Kaiser.
Para o vice-diretor da Escola Jovem Protagonista, Thiago Pereira, esse tipo de evento é muito válido para despertar em familiares e jovens atendidos a esperança de acreditar novamente. “A medida socioeducativa que o adolescente está cumprindo tem vários eixos, e um deles é o resgate dos vínculos escolar e familiar. E os alunos adoram esse tipo de trabalho, fazem com a maior satisfação, querem mostrar para todo mundo, e quando os familiares chegam e veem isso, passam a acreditar mais no jovem, passam a olhar para ele de outra maneira. E os estudantes se sentem mais valorizados e confiantes”, afirmou.
Pereira ressalta que todos os projetos e eventos realizados na Escola Jovem Protagonista unidade Horto são realizados em parceria com toda a equipe do Centro Socioeducativo Horto, administrado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Escola Estadual Protagonista Jovem
Em Minas Gerais, existem 17 escolas estaduais que acolhem os jovens atendidos pelos 24 Centros Socioeducativos em todo o Estado, e a Escola Estadual Jovem Protagonista unidade Horto é uma delas. As diretrizes de ensino destas instituições estão inseridas dentro das Políticas de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) e têm propostas diferenciadas para o aprendizado de alunos que cumprem medidas socioeducativas.