"O uso da Brassica Oleracea como proposta alternativa de combate ao tabagismo" foi o projeto de pesquisa desenvolvido pelos estudantes da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais

Os estudantes Rafael Borba e Maiza Evangelista do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais, e a aluna do 1º ano Vitória Souza, da mesma escola, participaram, no início do mês de novembro, da 23ª Feira Internacional de Recife/PE - Ciência Jovem 2017. Ao todo, participaram da feira 270 trabalhos de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal além de representantes do México, Paraguai, Colômbia e Chile.

Os alunos apresentaram o trabalho de pesquisa "O uso da Brassica Oleracea como proposta alternativa de combate ao tabagismo". O trabalho consiste na produção de uma bala feita com a Brassica Oleracea, a couve, que possui propriedade desintoxicante do organismo, principalmente em relação à nicotina. Ainda, contribui para diminuir a ansiedade pela vontade de fumar. "Sabemos do potencial desta pesquisa, uma vez que milhares de pessoas, no Brasil, tentam abandonar o vício e infelizmente, a maioria não obtém sucesso em suas tentativas. A bala é uma proposta alternativa, por se tratar de um alimento natural. Seu sabor assemelha-se ao do cigarro, quando a pessoa tem vontade de fumar, chupa a bala, diminuindo sua ansiedade pelo mesmo. A bala é enrolada no papel de palha, outro fator também importante e que possui efeito psicológico, onde o indivíduo tem a sensação de estar preparando um cigarro", conta o orientador da pesquisa, vice-diretor e professor de Geografia, Eduardo Teixeira.

Feira foi realizada em novembro, em Recife. Foto: Arquivo da Escola

Sobre a participação na feira realizada em Recife, o orientador destaca os benefícios que trouxe para os estudantes. “A Ciência Jovem, foi uma grande oportunidade. Os alunos voltaram para a casa com uma experiência única, por participarem de uma feira internacional. Novas ideias para a pesquisa, inovações tecnológicas, motivações, perspectivas de futuro, cultura, entre tantos outros ganhos com um evento como este oferece”, relata Eduardo.

O trabalho de pesquisa "O uso da Brassica Oleracea como proposta alternativa de combate ao tabagismo" foi desenvolvido para a Mostra de Pesquisa Científica da escola (MOPEC), também foi apresentada na UFMG Jovem, uma feira científica promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esta mesma pesquisa já obteve vários credenciamentos para outras feiras nacionais e possui, em função do 1º lugar na MOPEC, o credenciamento para a Feira Latinoamericana de Empreendedorismo, Ciencia y Tecnologia, que acontecerá em abril de 2018, em Quito, Equador.

A pesquisa, assim como várias outras existentes na escola, faz parte de uma proposta de iniciação científica, onde os alunos são inseridos no universo da ciência. Identificam um problema presente em seu entorno, investigam e desenvolvem reflexões, teorias e produtos, como propostas de solução.

Ciência Jovem
A Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. Em sua 23ª edição, a Feira tem crescido a cada ano, tanto no número de trabalhos apresentados e no alcance regional do evento, quanto na qualidade das pesquisas. Muitos trabalhos utilizam o mesmo rigor científico da pesquisa madura que se desenvolve nos centros de pesquisa.

Na Ciência Jovem, são apresentadas iniciativas de popularização da ciência, tecnologia e desenvolvimento de projetos de pesquisa, divulgação e informação, além de reunir escolas de todas as redes de ensino (municipal, estadual, federal e privada) e um público visitante estimado em 10 mil pessoas durante os três dias de realização do evento contando ainda com a crescente ampliação do quantitativo de instituições educacionais participantes estimulando os participantes no ingresso do campo acadêmico.

Enviar para impressão