As serras de Maria da Fé, município situado na região sul de Minas Gerais, são inspiração para o estudante e desenhista Levi Vilas Boas Bueno, 16 anos, que utiliza a técnica do degradê para pintar quadros que retratam lugares, paisagens, objetos, animais, entre outros. “Retrato, também, o universo da tecnologia e dos jogos. Levo para tela tudo que gosto e assim não fico preso a um único tema”, conta o aluno do 2º ano do Ensino Médio, que começou a desenhar por hobby. “A ideia era preencher o tempo livre com uma atividade interessante e prazerosa. Fui gostando cada vez mais e aperfeiçoando minhas técnicas”, explica.

Os quadros, marcados pelo jogo de luzes e sombras, fazem parte da mostra “Garimpando Talentos” e estão expostos na Biblioteca Machado de Assis, da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes. “Estava na sala em que o Levi estuda e me chamou a atenção sua concentração em determinada atividade. Intrigada, fui até ele e fiquei encantada com a originalidade dos desenhos”, comenta a bibliotecária Priscila Moraes, idealizadora da exposição, que integra o Projeto de Leitura. “Além de valorizar o talento do educando e de permitir que outras pessoas também vejam as obras, a iniciativa, que tem duração de dois meses, busca tornar o espaço da biblioteca mais atrativo para alcançar novos leitores”, conclui.

O estudante Levi Vilas Boas Bueno, 16 anos, utiliza a técnica do degradê para pintar quadros que retratam lugares, paisagens, objetos, animais, entre outros. Foto: Arquivo da Escola

Para Levi, a ideia da bibliotecária foi uma oportunidade para dar visibilidade ao seu talento. “É ótimo, pois eu posso mostrar para várias pessoas o que faço e, assim, tornar os meus desenhos mais conhecidos”, salienta.

Além da exposição, o projeto de incentivo à leitura também promoveu outras ações na instituição de ensino. “Em parceria com outros professores, realizei um ciclo de palestras com temas voltados à literatura, além de iniciarmos, neste ano, o clube de leitura com encontros quinzenais”, explica a bibliotecária, acrescentando que o Projeto de Leitura tem modificado a relação dos estudantes com a biblioteca e estimulado o prazer pela leitura. “Antes, a biblioteca tinha a função social de guardar e organizar o conhecimento. Hoje, é preciso torná-la mais dinâmica, pois os alunos buscam mais do que um livro, eles querem interagir com o espaço e as ações têm propiciado essa interação motivando-os a visitarem a biblioteca”, afirma.

Os quadros, marcados pelo jogo de luzes e sombras, fazem parte da mostra “Garimpando Talentos”. Foto: Arquivo da Escola

Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes fica no município de Maria da Fé, que pertence à SRE Itajubá. Foto: Arquivo Escola

Experimental

Pintando quadros desde os 14 anos, Levi conta que, com o passar do tempo, foi aprimorando, de forma experimental, sua técnica. “Fui experimentando maneiras diferentes de inserir a cor no desenho. Descobri que poderia criar um degradê diminuindo a força que colocava no lápis à medida que ia colorindo. Assim, consegui brincar com luz e sombra, criar reflexos e etc”, diz. O estudante, que sonha cursar Engenharia Eletrônica, tem, aproximadamente, 60 desenhos prontos. “Dos mais antigos, três ficaram incompletos. Havia mais alguns, porém, perdi com o passar do tempo”, lembra.

Os trabalho de Levi ficam expostos na biblioteca e fazem parte do Projeto Leitura. Foto: Arquivo Escola

Renato Moraes de Oliveira, vice-diretor da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, enaltece a iniciativa do Projeto Leitura e destaca a importância da arte na educação dos jovens. “Estimula a criatividade, abre a mente e torna os estudantes mais receptivos e motivados a realizar as atividades escolares. É uma ferramenta poderosa para atraí-los e tornar a aprendizagem mais produtiva”, diz.

Sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá, a instituição possui, somando-se os três turnos, 1039 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e também do projeto Elevação da Escolaridade - Metodologia Telessala.

Por William Campos Viegas – ACS/SEEMG

Enviar para impressão