Estudantes produziram foto-livro com história da escola

As ações propostas pela Virada Educação 2017 resultaram em um exercício de preservação da memória e valorização da identidade comunitária na EE Dom Hermínio Malzone Hugo, localizada no Naque (MG). Promovendo uma gincana como atividade integradora da unidade de ensino com seu entorno, a equipe gestora estimulou os alunos a produzirem fotolivros que retratassem a história a escola, seus valores e o legado que a mesma tem deixado à população da cidade.

Jozias Rodrigues Valadares, diretor da escola, explica que a ideia de produção dos fotolivros veio ao encontro do que propõe a Virada Educação: a interação entre a equipe e o espaço escolar com os alunos, pais ou responsáveis, familiares, amigos e entidades que circundam a instituição.

“Para a produção dos fotolivros, os estudantes e seus professores-orientadores recorreram à comunidade para apuração da história da escola, pesquisaram sobre a vida de Dom Hermínio, personalidade que nomeia a unidade de ensino, e buscaram depoimentos de pessoas que ajudaram a construir e fortalecer a instituição, bem como de pessoas que, de alguma forma, foram transformadas ao passarem por nossas salas de aula”, comenta o diretor Jozias.

Foto-livro retrata um pouco da história da escola. Foto: Andréia Mendes

Reconhecimento do território

A riqueza dos relatos obtidos surpreendeu até mesmo a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares, Cláudia Maria de Souza Amorim Braga. “É emocionante perceber o valor do processo educativo que a escola conseguiu desenvolver a partir de uma atividade interdisciplinar. Os alunos reconheceram o território em que estão inseridos, investigaram as raízes da sua comunidade e se articularam em grupos de trabalho que envolveram todas as turmas da escola”, reforça a superintendente.

Durante o processo de produção dos fotolivros, toda a comunidade escolar foi mobilizada para a recuperação de fotos da escola e de projetos e eventos desenvolvidos na mesma desde 1961, seu ano de fundação. Professores e gestores que atuaram nestes 56 anos de trabalho escolar foram rememorados pelos estudantes, que também fizeram questão de produzir a montagem de um hall de ex-alunos, narrando a trajetória de pessoas que passaram por aqueles bancos escolares.

Durante o processo de produção dos fotolivros, toda a comunidade escolar foi mobilizada para a recuperação de fotos da escola. Foto: Andréia Mendes

Virada Educação

“No dia da Virada Educação, os alunos apresentaram os fotolivros como resultado de todo este longo processo de pesquisa e registro. Sem dúvida foi uma experiência que ajudou a fortalecer os laços entre a escola e seu público, reunindo esforços em favor da preservação da memória coletiva e da identidade da população local”, conclui o diretor Jozias Valadares.

A Virada Educação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, realizada desde 2015. Na edição deste ano, o Dia da Virada marcou a discussão da Política de Educação Integral e Integrada em Minas Gerais e a continuidade da Campanha VEM, que consiste no chamamento e busca ativa de jovens em situação de evasão escolar.

Por Andréia Mendes Costa 

Enviar para impressão