Nos quatro primeiros dias de disputas, o Time MG conquistou 22 medalhas, sendo metade de ouro

Chegaram ao fim, neste domingo (19), em Brasília (DF), as disputas individuais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), módulo II, para atletas de 15 a 17 anos. E, nessa primeira parte da competição nacional, a delegação de Minas Gerais deu um verdadeiro show ao conquistar nada menos que 22 medalhas, sendo 11 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze.

A modalidade que mais trouxe medalhas para Minas foi o atletismo, com nove conquistas. Destaque para a estudante-atleta Raphaela Diesse Castro Pereira, da Escola Estadual Fernando Lobo, de Juiz de Fora, que no lançamento de dardo, quebrou o recorde da competição cinco vezes, conquistando o ouro.

Além dela, Rafaela Cristine de Sousa, de 16 anos, da Escola Estadual Francisco Escobar, de Poços de Caldas, conquistou duas medalhas de ouro, uma no arremesso do peso com a marca de 15,05m e outra no lançamento do disco, com 40,98m. “Foram duas provas muito difíceis, uma atrás da outra, mas consegui dois importantes resultados”, disse Rafaela.

Raphaela Diesse, da E.E. Fernando Lobo, de Juiz de Fora, conquistou o ouro no lançamento de dardo nos Jogos Escolares da Juventude - 15 a 17 anos. Foto(crédito): Marcus Cicarini.

Destaque também para Eduarda Braga de Carvalho, de apenas 15 anos, do Instituto Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, que ganhou todas as provas que disputou na ginástica artística, conquistando assim cinco medalhas de ouro, nos três aparelhos (arco, bola e maças), além do individual geral e na disputa por equipes.

Filha do ex-jogador de futebol Euller, que ficou conhecido como o “filho do vento”, Eduarda já tem uma meta para a sequência da carreira. “Nosso sonho é disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, no Japão. A Duda não quer medalha de prata, só quer de ouro, por isso, o resultado que alcançamos nos Jogos Escolares, é que viemos buscar”, comentou sua técnica, Maria Inês, que destacou ainda que somente este ano, além das conquistas no JEMG e JEJ, Eduarda faturou o Campeonato Brasileiro, o Sul-Americano e ficou em quinto lugar no Pan-Americano.

Filha do ex-jogador Euller, Eduarda Braga de Carvalho conquistou nada menos que cinco medalhas de ouro na ginástica artística. (Foto: Marcus Ciccarini/FEEMG)

Completam o total de 22 medalhas do Time MG: judô (2), natação (2) , ciclismo (1), tênis de mesa (1), vôlei de paria (1) e xadrez Blitz (1). Veja no final da matéria a relação com todos os medalhistas. Com um número tão expressivo de medalhas, o Time minas teve uma melhora de quase 20%, em relação ao ano passado, quando subiu 18 vezes nos pódios das disputas individuais.

O JEJ

A partir desta terça-feira (21) até o próximo sábado (25), a Capital Federal recebe as disputas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei). Para essa segunda parte da competição, a delegação mineira, que viajou para a capital federal nesta segunda-feira (20), é composta por 79 estudantes-atletas.

Os Jogos Escolares da Juventude reúne quase 4 mil alunos de todo o Brasil, entre 15 e 17 anos, estão em Brasília disputando 14 modalidades. Esta é a segunda parte dos jogos, a primeira foi disputada por alunos de 12 a 14 anos, no mês de setembro, em Curitiba.

Delegação mineira das modalidades coletivas embarca nesta segunda-feira para Brasília. Foto: Tiago Ciccarini.

Paralimpíadas Escolares

Vale lembrar também que, simultaneamente ao JEJ, desta terça até sexta-feira (24), serão disputadas as Paralimpíadas Escolares. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e terá a disputa de dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas.

Para a competição deste ano, a expectativa é que mais de 1.200 atletas de 12 a 17 anos disputem a competição, sendo que Minas Gerais viajou com uma delegação composta por 39 técnicos e 66 atletas.

Medalhistas

Confira a lista dos medalhistas de Minas Gerais nas modalidades individuais nos Jogos Escolares da Juventude – 15 a 17 anos em Brasília:

Atletismo: 9 medalhas - 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.

Ouro no arremesso de peso e no lançamento de disco: Rafaela Cristine Maciel de Souza, da E.E. Francisco Escobar, de Poços de Caldas.

Ouro no lançamento do dardo: Raphaela Diesse Castro Pereira, da E.E. Fernando Lobo, de Juiz de Fora.

Ouro no lançamento do dardo e bronze no arremesso de disco: Luiz Maurício Dias da Silva, da E.M. Presidente Tancredo Neves, de Juiz de Fora.

Prata no heptatlo: Paloma Dias Cardoso, da E.E. Azarias Ribeiro, de Lavras.

Prata nos 3000 metros rasos: Pedro Henrique de Oliveira, do Colégio Apogeu, de Juiz de Fora.

Bronze nos 110 metros com barreiras: João Victor de Oliveira Macedo, do Colégio Apogeu, de Juiz de Fora.

Bronze no Octatlo: Raphael Antonio de Sousa Tobias, da E.M. São Simão, de Japaraíba.

Ciclismo: 1 medalha de prata.

Prata na prova contra relógio – 500 metros: Cláudio Moreno Valério Filho do Colégio Batista, de Varginha.

Ginástica rítmica: Div 2 - 5 medalhas de ouro.

Ouro por equipe:
Eduarda Braga de Carvalho, do Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, e Maria Antônia de Melo Stersi, da E.E. Nossa Senhora do Carmo, de Betim.

Ouro no individual geral e ouro nos aparelhos arco, bola e maças.
Eduarda Braga de Carvalho, do Colégio Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte.

Judô: 2 medalhas de bronze.

Bronze na categoria meio médio -73Kg.
Matheus Júlio Oliveira, da E.E. Governador Milton Campos, de Belo Horizonte.

Bronze por equipe feminino Div 2:

Emily Mare de Oliveira Silva, da E.E. Albertino Ferreira Drumond, de Santana do Paraíso.
Franciele Lorreyne Moura da Rocha, da E.E. Cidade dos Meninos, de Ribeirão das Neves.
Kauanny Faria Borges Pereira, da E.E. Prof. Antônio Domingues Chaves, de Varginha.
Lívia Braga Luciano, da E.E. Governador Milton Campos, de Belo Horizonte
Melissa Duarte Silva, do Instituto Educ. Mayrink Vieira, de Ipatinga
Nicole Lorena Quites Sena, da E.E. Padre Afonso de Lemos, de Ouro Preto.
Priscila da Silva Jardim, da E.E. Dr. Reynaldo Martins Marques, de Ribeirão das Neves .
Ramoni Valadares Toledo, do Instituto Educ. Mayrink Vieira, de Ipatinga.

Natação: 2 medalhas - 1 de ouro e 1 de prata.

Ouro nos 200 metros livre e prata nos 100 metros livre.

Tênis de mesa: 1 medalha de bronze.

Lucas Gonçalves de Paiva, do Colégio Santos Anjos, de Varginha.
Rodrigo Rebartini Reis da E.E. Professor Antônio Domingues Chaves, de Varginha.

Vôlei de praia: Div 2 - 1 medalha de ouro.

Izabela Hadad de Almeida e Maria Luiza Sena de Paula Silva da E.E. Nossa Senhora do Carmo, de Betim: medalha de ouro.

Xadrez: 1 medalha de bronze.

Vítor Amorim Fróis, do Colégio Atena, de Araxá: medalha de bronze no torneio Blitz.

Com informações da Secretaria de Estado de Esportes

Enviar para impressão